ABC

São Caetano tem programa esportivo específico para pessoas com deficiências física e intelectual

Primeira do ABC a criar uma secretaria específica voltada a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, a Prefeitura de São Caetano tem ratificado a importância de políticas públicas voltadas a essa população e oferece o Programa de Iniciação ao Esporte Adaptado, que promove atividades físicas com a finalidade de despertar o gosto pela prática paradesportiva em crianças e jovens de 6 a 21 anos.

O programa, que existe desde 2022, é uma parceria entre a Sedef (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida), a SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude) e a ADD (Associação Desportiva para Deficientes). As aulas são dadas cinco vezes na semana, de terça-feira a sábado, no Cespro (Centro Esportivo Prosperidade) João Morselli, no Bairro Prosperidade.

Quem frequenta as aulas do Programa de Iniciação ao Esporte Adaptado são os irmãos Davi Alves Freyesleben, 9 anos, e Ana Luiza Freyesleben, 13 anos. Davi tem autismo moderado e deficiência intelectual, enquanto Ana Luiza tem deficiência intelectual.

A mãe Regina Korziniewski Freyesleben, 37 anos, não se cansa de elogiar o Programa de Iniciação ao Esporte Adaptado, que segundo ela é o grande responsável pela evolução no dia a dia de ambos os filhos.

“Tanto o Davi quanto a Ana Luiza tiveram ganhos enormes após o início das aulas no Cespro. O Davi, eu diria que foi quem mais evoluiu, principalmente no que tange à concentração. Antes de fazer esporte adaptado, ele era arredio, não tinha foco para nada e, agora, ele tem uma concentração para tudo, não só para o esporte, mas no dia a dia, ele sabe esperar sua vez para fazer as coisas, o que ele não conseguia antes. Já a Ana Luiza ganhou, inclusive, massa muscular e teve evolução na escola também”, resumiu Regina. Davi está no quarto ano e Ana Luiza no sétimo do Ensino Fundamental.

 

Foto: Alexandre Yort / PMSCS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *