ABC

São Bernardo perde 19 pessoas nesta terça por covid. ABC registra 55 mortes em 24 horas

No dia mais trágico desde o início da pandemia no país, com 3.158 mortes confirmadas pelo  consórcio de veículos de imprensa, o ABC também registra a triste marca de 55 vidas perdidas em 24 horas.

São Bernardo foi a cidade que mais teve perdas nesta terça-feira, foram 19 munícipes, sendo  sete mulheres de 56, 66, 74, 76, 78, 90 e 94 anos e doze homens, de 53, 56, 66, 71, 75, 76, dois de 77, 79, 80, 83 e 89 anos, segundo a prefeitura. Diadema foi a que menos mortes registrou hoje, duas.

O Estado de São Paulo também atingiu nesta terça o maior índice de óbitos em 24 horas, foram 1.021. Foi a primeira vez que o Estado registrou índice acima de mil desde o início da pandemia, há um ano.

Para o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn  o registro das mortes ocorridas no fim de semana causaram esta alta, foram óbitos represados.  Mas, mesmo assim, ele acredita que esta semana os números devem ser mais elevados do que os da semana a anterior.

Mauá foi a segunda cidade com mais óbitos nesta terça, foram 12. Ribeirão Pires, que enfrenta graves problemas com a falta de leitos de UTIs e já atingiu o colapso há alguns dias, perdeu 9 pessoas nas últimas 24 horas. Depois vem São Caetano, com 7 mortes, Santo André e Ribeirão Pires registraram dois óbitos cada nesta terça.

Para tentar reverter a situação, a região terá a partir de sábado regras mais rígidas. Fica proibida a venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento, os serviços essenciais (menos farmácias e estabelecimentos de saúde e veterinária) passam a fechar às 17h. A região adiantou quatro feriados para emendar com a sexta-feira e garantir 09 dias de folga.

A fase emergencial  do Plano São Paulo poderá ser estendida para mais 15 dias em todo o Estado. Os médicos que orientam as ações do governo na pandemia do coronavírus pediram ao governador a ampliação das regras mais rígidas para evitar o colapso ainda maior no sistema de saúde.

Foto: Divulgação PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *