ABC

Prefeitos do ABC apelam para que Doria decrete lookdown na Região Metropolitana

Os prefeitos do ABC pediram ao governo do Estado a decretação de um lockdown em toda a Região Metropolitana de São Paulo. O pleito foi deliberado nesta quinta-feira, 18 de março, em assembleia extraordinária no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada por videoconferência.

Em ofício, os chefes do executivo das sete cidades do ABC propõem que o governador João Doria decrete o bloqueio total em todos os 39 municípios da Grande São Paulo, inclusive com a interrupção total do serviço de transporte público estadual. Devido ao fluxo diário de pessoas entre a capital, o  ABC e outras cidades vizinhas, um lockdown apenas nos sete municípios teria impacto limitado para conter a disseminação do novo coronavírus.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, afirmou que o objetivo é  frear a taxa de contágio e ocupação de leitos na Grande São Paulo. “As medidas isoladas na Região Metropolitana não surtiriam o efeito de brecar a pandemia da forma correta, pois todos os municípios têm uma relação muito próxima com a capital”, afirmou Paulo Serra.

O presidente do Consórcio ABC informou que os municípios que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) manifestaram a intenção de endossar o pedido de lockdown. Com isso, o pleito será de 19 cidades da Região Metropolitana.

“Antes mesmo de discutir a antecipação de feriados, gostaríamos que o governador apreciasse esse documento”, disse o presidente do Consórcio ABC.

Em vídeo nas redes sociais, o prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi, disse que a situação é grave em toda a região Metropolitana e não apenas no ABC. Sobre a cidade que administra, ele disse que hoje a situação é de UPA e Hospital de Campanha lotados. “ Não há mais leitos de UTI nem na capital”, afirmou Volpi.

Foto: Divulgação PMSCS

One thought on “Prefeitos do ABC apelam para que Doria decrete lookdown na Região Metropolitana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *