Economia

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC discute com Anfavea enfretamento da pandemia

Tendo em vista o agravamento da pandemia da covid-19 e o descaso do governo federal em relação à gravidade da situação, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, reuniu-se na segunda-feira (15), de forma virtual, com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), para apresentar às entidades patronais documento com propostas para um Acordo Emergencial em Defesa da Vida e do Trabalho. Nesta quarta, 17 de março o Sindicato se reúne novamente com a  Anfavea.

Os Metalúrgicos do ABC defendem um esforço conjunto entre empresas, sindicatos e o poder público a fim de garantir medidas eficazes de enfrentamento à pandemia. “É imprescindível que os trabalhadores permaneçam em suas casas nos próximos dias. Também é fundamental que o setor privado apoie o sistema público de aaúde e, com isso, evite um colapso irremediável. E a indústria automotiva tem capacidade para liderar esse processo no segmento econômico”, diz o texto divulgado pela entidade do ABC.

O presidente do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão, disse que os representantes dos setores patronais foram receptivos à iniciativa dos metalúrgicos do ABC, mas argumentaram que é preciso medidas do governo para custear salários. “Eles receberam bem a necessidade de urgentemente unir todos os esforços e propostas que possam conter o avanço mais agressivo da covid-19. O Sindicato defende o isolamento total e severo, que para ser eficaz deve ser feito de forma geral. Para isso é preciso um programa federal de proteção do emprego e da renda”, ressalta.

O dirigente destaca que as conversas vão continuar. “Vamos buscar outros sindicatos patronais e estamos em contato com o movimento sindical em diversas categorias, na tentativa de construir ações conjuntas que possam mitigar os efeitos da pandemia” completa.

 

Propostas

Isolamento social – Defende que os trabalhadores permaneçam em isolamento social. Para isso, é preciso políticas públicas que deem condições para assegurar a renda, a manutenção dos empregos e das próprias empresas.

Aquisição de vacinas – Estruturar a aquisição compartilhada de vacinas junto às secretarias municipais de saúde ou consórcios públicos, a exemplo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, como forma de acelerar o processo de imunização da população. No primeiro momento, a doação deverá ser feita 100% para o SUS regional.

Apoio ao SUS – Criação de rede de apoio ao sistema público de saúde regional para suporte às necessidades de cada cidade. Que o setor privado auxilie com os insumos de saúde necessários e profissionais em falta no setor público.

Reconversão industrial e crédito – Estruturação de agendas e interlocução junto aos poderes executivo e legislativo nacional, com vistas à criação de condições para projetos de reconversão industrial como forma de ampliação da capacidade de resposta do sistema público de Saúde e da manutenção da atividade econômica, além de aquisição de crédito para as empresas da cadeia produtiva das montadoras.

 

Foto: Adonis Guerra/ Arquivo SMABC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *