Gastronomia

Vinho doce no Chile? Tem sim senhor

Um dos passeios preferidos e, digamos, imperdíveis para quem vai ao Chile, são as vinícolas. Algumas famosas como a Choncha y Toro e a Undurraga, Tarapaca, Santa Rita, mas há outras menores e com a mesma qualidade.

Não sou conhecedora de vinhos. Sou apenas uma apreciadora da bebida, mas daquelas com um gostinho mais doce. E não sou a única pessoa que prefere um vinho mais adocicado.

Nos passeios pelas vinícolas, com certeza não será servido nenhum com essa característica. Mas, não que quiser que não exista.

Existe sim, basta não ter vergonha de perguntar. Eu já conhecia os dois rótulos que vou indicar. Com família no país andino, a cada dois ou três meses meu estoque costumava receber algumas garrafas por quem vinha ao Brasil. Mas, por conta da pandemia, meu estoque acabou… Desde fevereiro que não entra nada. Mas, logo que a pandemia passar será recuperado, assim espero.

Mas vamos ao que interessa. Os vinhos. Você sabe o que um Late Harvest? Para os especialistas deve ser um termo comum, mas para quem apenas aprecia a bebida não é. O termo significa que um vinho é feito de uvas que foram colhidas tardiamente. As uvas ficam no pé algumas semanas a mais além da época ideal para a colheita. O resultado é que as frutas perdem água e o açúcar se concentra mais, o que garante um sabor realçado.

Na Concha Y Toro, há uma opção Late Harvest. Doce, mas não muito, e que deixa o seco tradicional ao final. Um sabor diferente dos vinhos tradicionais, mas que deve agradar o apreciador dos mais adocicados e também o dos que preferem os mais secos. É também facilmente encontrado nos supermercados chilenos.

Outra opção não é bem um vinho, mas um espumante. Mas para mim é ainda melhor. A vinícola Undurraga produz o Sweet Moscato. Como o nome diz, é feito com a uva moscatel e delicioso.

Portanto, se você vai ao Chile e quer presentar alguém que prefere um vinho adocicado, pode apostar nestas duas sugestões que, com certeza, irá agradar. No Brasil é possível encontrar nas lojas de importados, mas nem sempre. No Chile em qualquer supermercado, além das vinícolas, estão nas gôndolas e com preços em torno de R$ 15 a R$ 20 a unidade.

Fotos: Reprodução e arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *