ABC

São Bernardo atinge 77% de ocupação de UTI covid. Consórcio quer ABC na fase amarela

No dia em que São Bernardo atingiu a marca de 77% de ocupação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para covid, com 118 pessoas internadas em estado grave, o Consórcio Intermunicipal do ABC enviou ofício ao governo do Estado solicitando a reclassificação da região para a fase amarela (de flexibilização) do Plano São Paulo.

 

Se fosse considerada individualmente, São Bernardo sairia da fase laranja para a vermelha, já que a ocupação de UTI prevista no Plano São Paulo para as restrições máximas é de 75%. Mauá, que não divulgou os índices da doença nesta terça, estava com 100% das UTIs ocupadas na semana passada, tendo sido necessário a abertura de novos leitos para a covid.

 

Porém, outras cidades da região fazem com que o índice fique menor e compatível com a fase amarela. Santo André tem hoje ocupação de 64,72% das UTIs, e São Caetano, 49%. Em relação aos óbitos, São Bernardo, atingiu hoje a marca 1.373. Santo André já soma 1.042 mortes e São Caetano, 361.

 

 

Flexibilização

 

No documento enviado ao governo estadual, o Consórcio destaca que as sete cidades (Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra)  possuem indicadores compatíveis para a mudança de faixa no plano elaborado pelo governo estadual, incluindo nível de leitos disponíveis por 100 mil habitantes em 31,5, atualmente o maior do Estado.

 

O ofício elaborado pelo colegiado de prefeitos afirma ainda que o ABC está “preparado e permanecerá mobilizado para evoluir para a denominada fase amarela do Plano São Paulo”.

 

O governador João Doria deve anunciar nesta quarta-feira, 03 de fevereiro,, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, a nova classificação do Plano São Paulo. Atualmente, todas as regiões do estado estão nas fases vermelha e laranja, as mais restritivas quanto à adoção de medidas de combate à Covid-19.

 

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, ressaltou que os indicadores das sete cidades asseguram a mudança de fase.

 

“Entendemos que os índices de ocupação de leitos UTI Covid-19 estão na margem que garantem o retorno das sete cidades à fase amarela do Plano São Paulo, com 67,4%. Estamos abaixo da média estadual e seguimos com as medidas de contenção e de prevenção ao novo coronavírus, garantindo a capacidade hospitalar instalada e, portanto, assegurando o atendimento médico à nossa gente”, afirmou Paulo Serra.

 

Foto: Divulgação PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *