ABC

Agendamentos para o Hospital Veterinário e UBS animal começam hoje

A Ubasa (Unidade Básica de Saúde Animal) de São Caetano, a primeira do país, foi inaugurada neste domingo, 22 de maio. O equipamento é o responsável por encaminhar os animais para o Hospital Veterinário Municipal São Lázaro, que inicia os atendimentos nesta quarta-feira. Hoje (segunda-feira) e amanhã (terça), a Ubasa fará os agendamentos e na quarta, tanto a unidade como o hospital começam a atender os pacientes.

Para ter o pet atendido na Ubasa ou no Hospital Veterinário, o munícipe deve ter o Cartão São Caetano e o RG Animal. O agendamento para a emissão do Cartão São Caetano e o cadastro do pet para o RG podem ser conseguidos, gratuitamente, no site da Prefeitura (https://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/servico/27).  Desde que foi lançado, mais de 7 mil pets já tiveram o documento emitido.

A Ubasa atenderá os casos de baixa complexidade. Os de média e alta serão encaminhados para o Hospital Veterinário Municipal. Para fazer o agendamento, o munícipe precisa ligar no 4223-5445. Em caso de emergência, o munícipe pode ir diretamente ao hospital. Segundo o prefeito José Auricchio Jr, o sistema, por hora, é o telefone, mas a administração já estuda outras formas de o agendamento ser feito, dando mais agilidade aos tutores de animais.

 

Também está no radar da administração, segundo Auricchio, um sistema de telemedicina veterinária para a cidade, mas ainda não há previsão.

Com a novidade, São Caetano passa a ser a primeira cidade do país a ter sistema completa de atendimento primário e hospitalar. Além da Ubasa e o hospital, a administração criou a subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal, comandada por Alexandra Gimenez da Costa.

 

“Em agosto de 2022 lançamos o conjunto de políticas públicas do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal, com muito planejamento e rigor técnico. E este é o resultado: São Caetano é a primeira cidade do Brasil a integrar todo o atendimento aos pets, da baixa à alta complexidade. É uma política pública do nosso governo”, disse Auricchio  na inauguração da Unidade.

Segundo a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, a Ubasa é a porta de entrada para o sistema de atendimento aos pets.

 

Ubasa (Unidade Básica de Saúde Animal)

Bosque do Povo, entrada pela Rua Matilde, 30

Fone: 4223-5455

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *