ABC

Prefeito de Santo André anuncia suspensão das aulas presenciais na rede privada

O aumento dos casos e da gravidade da covid-19 em Santo André fez com que o prefeito de Santo André, Paulo Serra, anunciasse na noite desta sexta-feira, 12 de março, a suspensão das aulas na rede privada do munícipio a partir da próxima segunda-feira, 15.

A decisão, disse em live nas redes sociais, foi tomada após ouvir vários mantenedores e pais de alunos das escolas que relataram vários surtos. “Não faz sentido manter as escolas abertas. É para a segurança dos alunos”, disse Serra.

A rede particular estava funcionando desde o dia 18 de fevereiro, com 35% da capacidade, seguindo as normas do Plano São Paulo. A previsão de retorno, segundo o prefeito, é para 05 de abril. Mas, uma nova avaliação será feita na última semana de março.

Na rede municipal, o retorno das aulas presenciais  estava previsto para 22 de março. No entanto, com as novas restrições as escolas municipais não retornarão com as atividades presenciais neste mês de março, período em que estará em vigor a fase emergencial do Plano São Paulo.

A Prefeitura avaliará posteriormente em qual data as aulas voltarão, levando em consideração o andamento da pandemia e futuros anúncios do Plano São Paulo.

Neste momento, segundo a administração, as aulas da rede municipal de ensino estão acontecendo de forma totalmente remota. Os estudantes podem ter acesso ao conteúdo pela internet ou retirando a versão impressa nas unidades escolares.

Durante este período de aulas remotas, as secretarias das escolas permanecem abertas para o atendimento aos pais e aos responsáveis pelos alunos, como realização de matrículas, prestação de esclarecimentos, distribuição de kits de alimentação e entrega de material didático impresso.

Para não deixar que a comunidade fique sem atendimento, as escolas têm trabalhado com apenas dois funcionários, em sistema de revezamento da equipe e seguindo todos os protocolos sanitários.

Segundo nota enviada na noite de hoje pela Prefeitura, neste sábado, 13, será publicado decreto com todas as regras de funcionamento dos serviços a partir de segunda-feira, quando a cidade entrará na fase emergencial do Plano São Paulo. O decreto prevê que as atividades presenciais estarão suspensas em todas as escolas da cidade, nas redes municipal, estadual e privada, enquanto durar a fase emergencial.

Na nota, a Prefeitura informa que avaliará posteriormente em qual data as aulas presenciais voltarão, levando em consideração o andamento da pandemia e futuros anúncios do Plano São Paulo.

Outras cidades

Em São Bernardo, o prefeito Orlando Morando anunciou ontem a decisão de suspender as aulas na rede privada. As redes públicas mantêm o ensino remoto.

Em São Paulo as aulas em todas as redes, inclusive a privada, serão suspensas a partir da quarta-feira, 17 de março.[

São Caetano, até esta sexta-feira, mantinha as privadas abertas com 35% da capacidade. As públicas terão as atividades presencias suspensas na seguda-feira.

 

Foto: Angelo Baima /PMSA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *