Economia

Volks faz 70 anos de Brasil e anuncia SUV elétrico ID.4 para o segundo semestre deste ano

No dia em que comemora 70 anos no Brasil, a Volkswagen fez um anúncio histórico para o avanço do setor automotivo brasileiro, o modelo  ID.4. Primeiro modelo 100% elétrico da marca no mercado nacional, o ID.4 chega ao Brasil no segundo semestre como parte importante na estratégia de mobilidade sustentável da Volkswagen na América Latina. Detalhes do veículo como equipamentos de série, opcionais e preço sugerido serão revelados em breve.

O CEO da marca Volkswagen, Thomas Schäfer, afirmou que a América do Sul é estratégica para a Volkswagen mundialmente. “Ela (América do Sul) deu uma grande contribuição para os ganhos em 2022 ao alcançar uma participação de mercado relevante. Estamos avançando cada vez mais na eletrificação e digitalização. Além de democratizar a tecnologia, estamos intensificando a eletrificação de marcas ao redor do mundo para dar aos nossos clientes o que eles realmente desejam. A chegada do ID.4 ao mercado brasileiro é prova disso”, destacou.

“O ID.4 introduz na Volkswagen do Brasil uma tecnologia de altíssima eficiência energética e que tem forte potencial para a descarbonização. Ele é parte da ofensiva de 15 modelos elétricos e flex que iremos lançar na nossa região até 2025. Com ele, conectamos o Brasil à estratégia global de eletrificação da marca Volkswagen”, explicou Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil.

A decisão de a Volkswagen trazer o ID.4 ao Brasil foi tomada com base nos resultados de pesquisas realizadas nos dois últimos anos junto aos principais parceiros de negócio da marca, como concessionários, fornecedores, autoridades e, em especial, os clientes.

O ID.4 fez sua primeira aparição no Brasil em fim de 2021, durante a ID. Week (em São Paulo), quando – junto com o ID.3 – deu uma breve noção do que a Volkswagen é capaz de oferecer quando o assunto é mobilidade puramente elétrica. Depois disso, o modelo foi apresentado a concessionários no Brasil e de países vizinhos, marcou presença no Rock in Rio 2022 (junto com o ID. Buzz) e esteve presente em feiras de negócio como o São Paulo Boat Show, entre outros.

Primeiro SUV 100% elétrico da Volkswagen no mundo, o ID.4 chega ao mercado brasileiro para participar de um importante segmento que vem crescendo ano a ano no mercado brasileiro: o de veículos totalmente elétricos. Esses modelos registraram mais de 4 mil unidades vendidas no Brasil ano passado, representando um crescimento de acima de 100% (mais do que o dobro) em comparação a 2021.

 

Tecnologia de ponta

Totalmente elétrico, o ID.4 é montado sobre a exclusiva plataforma MEB, dedicada aos automóveis elétricos do Grupo Volkswagen. O ID.4 traz sistema de recarga rápida e é capaz de carregar até 80% da bateria em aproximadamente 40 minutos, considerando um carregador a recarga DC (150 kW). Por falar em bateria, elas ficam posicionadas no assoalho do modelo, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo.

O modelo se destaca pela grande distância entre-eixos da plataforma MEB, que combinada com balanços muito curtos, resulta em um amplo espaço interno. Falando sobre a parte externa, chamam atenção os faróis interativos matriciais, denominados IQ. Light Matrix. Esses faróis foram combinados com os novos conjuntos de luzes traseiras em LED 3D com função animação.

Como todo membro da Família ID., o SUV que será lançado no Brasil trará recursos digitais e acabamento interno sem precedentes em sua categoria. O modelo trará ar-condicionado digital com três zonas de resfriamento (duas na frente e uma atrás).

Outro recurso que estará presente no ID.4 (muito elogiado nas pesquisas realizadas no Brasil) é o DCC: Dynamic Chassis Control (Controle Dinâmico de Chassi). Esse sistema oferece modos de condução diferentes (Sport, Normal, Eco e Individual), ajustando diversos recursos do veículo de acordo com o modo escolhido.

Alguns spoilers em termos de segurança: o ID.4 terá, entre outros, recursos como frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, detector de fadiga do motorista, detector de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo, assistente traseiro de saída de vaga e airbag central (que evita choque entre as pessoas em caso de acidentes mais graves).

No site da Volkswagen (www.vw.com.br/id4) foi criada uma página específica do ID.4 para mostrar alguns detalhes do carro até o seu lançamento. Os clientes interessados no modelo podem acessar e se cadastrar para receberem as informações em primeira mão.

 

Sucesso mundial

Sucesso absoluto, o SUV elétrico já acumula mais de 165.000 unidades vendidas em todo o mundo desde o lançamento, no primeiro semestre de 2021. Isso faz do ID.4 o SUV elétrico mais vendido da marca e do Grupo Volkswagen.

O ID.4 também acumula conquistas: foi eleito o World Car of The Year 2021, decidido por um júri de mais de 90 jornalistas internacionais especializados em automóveis de 24 países, que escolhe entre as melhores inovações do mercado mundial. Recentemente, também foi o vencedor do CarBuzz Awards 2021 na categoria “Save the Planet”.

A montadora promete mais detalhes e informações sobre o modelo em breve.

 

 

São Bernardo

Para marcar as sete décadas no Brasil, a multinacional realizou evento na fábrica da Anchieta, em São Bernardo, a primeira fora da Alemanha, com a presença de executivos da empresa, autoridades do Governo do Estado, da deputada estadual Carla Morando e do prefeito Orlando Morando.

São cerca de 8,2 mil empregos em São Bernardo (cerca de 13 mil no Brasil), o que mostra a dimensão da potência da fábrica no município, onde concentra a maior unidade do País. A história da Volks no Brasil começou exatamente em 23 de março de 1953 em um galpão na Rua do Manifesto, no Ipiranga, em São Paulo. O crescimento nas vendas levou a empresa a construir uma fábrica que não se limitaria à montagem de veículos, mas que fosse também base de exportação à América do Sul. Desta forma se deu a planta Anchieta, inaugurada em 1959.

“É um privilégio estar prefeito neste momento histórico da montadora, que se solidificou em São Bernardo, grande eixo logístico, consolidada não apenas na forma de um polo destacado de produção como também de exportação. Destaque para os empregos gerados na cidade, além do volume de investimentos ao longo dos anos, a cada dia se renovando e se incorporando às novas tecnologias”, disse o prefeito.

Além de ser um complexo industrial completo, a fábrica Anchieta mantém um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos de alta tecnologia e inovação – no País, já foram produzidos mais de 25 milhões de veículos no período. Na sequência surgiram as fábricas de Taubaté (SP, de veículos, datada de 1976), de São Carlos (SP, de motores, aberta em 1996), de São José dos Pinhais (PR, de veículos, de 1999) e o centro de peças e acessórios de Vinhedo (SP), inaugurado em 2004.

 

Foto: Divulgação e Marcel Uyeta/PMSBC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *