ABC

Sustentabilidade: São Caetano apresenta nova frota de limpeza pública com veículos elétricos

No topo do ranking das cidades mais sustentáveis do país, segundo o IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades), divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, São Caetano inova mais uma vez e leva esta liderança para a limpeza pública.

Nesta quinta-feira, 23 de março, prefeito José Auricchio Júnior participou do lançamento da nova frota de Limpeza Pública do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental),na Praça dos Expedicionários. A grande novidade foi a apresentação de seis veículos elétricos (além de oito veículos a combustão, totalizando 14), o que consolida ainda mais São Caetano como a cidade mais sustentável do Brasil.

Os veículos elétricos são um caminhão compactador (coleta de resíduos comum); um aspirador (o primeiro elétrico do Brasil) para retirada dos resíduos das sarjetas; dois caminhões-baú para coleta seletiva (retirada dos big bags de coleta seletiva dos condomínios); e dois veículos de limpeza pública para serviço de cata-treco.

“Com certeza este é um diferencial (da nossa Administração), que tem na sustentabilidade um dos grandes pilares. Estes veículos elétricos são o start para num futuro próximo levarmos essa inovação às frotas das secretarias, criarmos pontos de recarga elétrica, além de ganharmos em economia de combustível e fazer de São Caetano uma cidade ainda mais inteligente”, comentou Auricchio.

O superintendente do Saesa, Rodrigo Toscano, endossou. “Os moradores de São Caetano só têm a ganhar com essa nova frota e, principalmente, com os veículos elétricos. Além de tudo que foi citado, estes veículos elétricos são silenciosos e podem ser utilizados no período noturno, sem qualquer prejuízo aos moradores.”

Toscano disse, ainda, que em breve São Caetano deverá ter mais novidades na frota de limpeza pública. “É nossa pretensão obtermos mais quatro veículos elétricos, além de termos um aspirador elétrico para cada uma das 15 equipes que realizam a limpeza dos bairros”, finalizou.

São Caetano já figura no topo do IDSC (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades), ranking nacional divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis.

Os veículos a combustão entregues são uma varredeira urbana para coleta de pequenos resíduos; uma varredeira para praças e parques (coleta de pequenos resíduos); duas motocoletoras, que permitem a coleta dos resíduos que ficaram “perdidos” após a passagem dos caminhões; três caminhões compactadores de coleta seletiva (sacos amarelos); e um caminhão-gaiola de coleta seletiva (sacos amarelos).

Foto: Eric Romero / PMSCS 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *