ABC

Unidade Móvel de Mamografia fica no São Bernardo Plaza Shopping até este sábado

Como parte das ações em comemoração do Mês das Mães, a Prefeitura de São Bernardo estará com a Unidade Móvel de Mamografia no estacionamento do São Bernardo Plaza Shopping nos dias 5 e 6 de maio (sexta e sábado). O equipamento estará ao lado do Acesso A (Av. Rotary, 624) com atendimento por livre demanda, das 8h às 17h, nos dois dias.

A Unidade Móvel funcionará sem necessidade de agendamento prévio e realizará até 80 mamografias por dia, conforme capacidade do mamógrafo. Serão distribuídas 40 senhas no período da manhã e 40 senhas no período da tarde. Para realizar o exame, é necessário ser munícipe de São Bernardo e apresentar documento com foto. Mulheres com até 49 anos, devem comparecer com o pedido médico em mãos. Já as que estão na faixa etária de 50 a 69 anos não necessitam do pedido médico.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, a parceria com o shopping é importante para que as pessoas aproveitem o momento de lazer e compras para conhecerem o equipamento da Prefeitura e ao mesmo tempo cuidarem da saúde. “Atendemos mais uma vez ao pedido do shopping para abrigar nosso equipamento de mamografia nestas datas, com o objetivo de incentivar as mulheres a fazerem o exame de mamografia”, declarou Morando.

Gerente de Marketing do shopping, Ana Paula Faustino relatou a importância da conscientização dos exames de prevenção e agradeceu a oportunidade de receber a Unidade Móvel de Mamografia por mais um ano no estabelecimento comercial. “Sabemos da importância da detecção precoce do câncer de mama e queremos fazer parte da conscientização sobre o tema, por isso solicitamos a presença da carreta em nosso estacionamento. Para nós, o Dia das Mães é uma data para celebrar as mulheres e a maternidade e o cuidado faz parte deste momento”.

 

Ação pioneira

 

Em funcionamento no município desde outubro de 2018, o equipamento permitiu a ampliação da oferta de exames de mamografia, sem fila de espera. “O câncer de mama é uma das doenças que mais matam no mundo. Este foi um investimento importante para que pudéssemos realizar 4.000 mamografias mensais. Antes da carreta eram apenas 2.500. Com a rapidez do diagnóstico, o tratamento é mais eficaz e tem maiores chances de cura”, analisou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

 

Cronograma de Maio

Com exceção da ação no shopping e no dia 13 de maio, em que a carreta funciona por livre demanda com a distribuição de senhas, nos demais dias o funcionamento da unidade necessita de agendamento prévio para mulheres com até 49 anos, que devem comparecer com o pedido médico do exame em mãos. Mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos não precisam de agendamento, apenas do encaminhamento médico para fazer a mamografia.

Entre os dias 8 e 13, a Unidade estará na Praça da Matriz (Rua Marechal Deodoro) e nos dias 15 e 16 a carreta ficará na UBS Planalto (Rua Oragnof,480). Nos dias 17 e 18, será a vez da UPA Rudge Ramos (Rua Ângelo Tomé, 256) e, de 19 a 22, a UBS Demarchi (Rua Albino Demarchi, 131). Nos dias 23 e 24, o equipamento ficará na UBS Batistini (Rua Manuel Carneiro, 120). Nos dias 25 e 26, na UBS Represa (Rua Irati, 10) e, fechando o mês, dos dias 29 a 31, na UBS São Pedro (Rua da Comunidade, 100).

 

Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *