ABC

Emoção: Idosos de São Bernardo começam a ser vacinados contra covid

A Prefeitura de São Bernardo iniciou nesta quinta-feira, 04 de fevereiro, o processo de vacinação para idosos com mais de 90 anos, antecipando a imunização deste grupo, depois de receber mais 10.970 doses da Coronavac,. O atendimento a este público, que conta com cerca de  4 mil pessoas, foi realizado por meio de agendamento das UBs (Unidades Básicas de Saúde)  em que possuem cadastros. Dentro deste grupo, há cerca de 150 idosos com mais de 100 anos.

O prefeito Orlando Morando acompanhou a vacinação da primeira idosa dentro desta faixa etária, no bairro Baeta Neves. A aposentada Amélia Marah Tech, de 102 anos, foi imunizada em sua residência. Natural de Duartina, interior de São Paulo, ela vive em São Bernardo há quase 70 anos. Viúva,é mãe de três filhos, um falecido, e seis netos. Amélia, que em 2020 fraturou o fêmur, tanto do lado direito, como o esquerdo, não escondeu a alegria por ser vacinada. “Desde o início da pandemia, não podia receber minha família, meus netos. Agora estarei segura para reuni-los”, disse Dona Amélia.

 

 

O prefeito enfatizou a importância de se realizar a imunização para este grupo em casa. “O objetivo é levar mais segurança para esta faixa etária. Só de idosos centenários em São Bernardo, contamos com mais de 150. A Secretaria de Saúde tem feito um excelente trabalho. Até o momento, aplicamos quase 20 mil doses, sendo a terceira cidade que mais imunizou sua população”, destacou.

 

 

Casal  TIK TOK

Casados há 67 anos, o casal, Nair Donadelli e Nelson Miolaro, ambos com 90 anos, são um sucesso na internet, com mais de 1,5 milhão de seguidores do aplicativo Tik Tok, onde o casal posta dublagens, vídeos engraçados e danças animadas. No Instagram, são mais de 682 mil seguidores.

Moradores na região central, eles foram imunizados também no período da manhã pelos profissionais da Saúde, no quintal de casa, e acompanhados por um dos filhos e dois netos. “A felicidade é imensa. Tenho saudade da minha irmã (de 96 anos), que só vejo pelo celular desde que começou a pandemia. É uma esperança”, afirmou Dona Nair.

Um dos imunizados foi Ivan Waszczak, 43 anos, dentista do Rudge Ramos, que enfatizou sua satisfação. “Fiquei sabendo hoje de manhã que tinha que fazer o cadastro, fiz o agendamento pelo celular mesmo e já vim. Foi muito rápido e bem organizados”

 

 

Fotos: Omar Matsumoto e Ricardo Cassin/PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *