ABC

Vice-governador de SP diz que exclusão do ABC foi técnica

O vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, disse hoje, dia 28 de maio, em entrevista à Globo News, que a exclusão do ABC e das demais cidades da Região Metropolitana da fase 1 do Plano São Paulo, que prevê a abertura gradativa da economia, foi técnica. “A avaliação levou em conta os critérios de leitos hospitalares e crescimento da doença e feita por 14 profissionais renomados da área da infectologia que fazem parte do Comitê de Contingenciamento ao Coranavírus do Estado de São Paulo”, disse Garcia.

Um dos membros do comitê formado pelo governo para definir as ações contra a pandemia da covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) é o médico e secretário da Saúde de São Bernardo, Geraldo Repler Sobrinho.

O vice-governador disse ainda que o ABC ficou inserido no grupo de 38 cidades da Região Metropolitana, por isso não atingiu os níveis necessários para o início da flexibilização das atividades econômicas em 01 de junho. A cidade de São Paulo, destacou, tem tamanho de um país e foi considerada sozinha para a avaliação. “O comitê viu que há espaço para o início das atividades comerciais. Caberá ao prefeito, agora, definir como poderá ser feita e em segurança”, ressaltou.

A avaliação dos índices e situação das cidades ou regiões será feita diariamente. Se houver necessidade de voltar a fechar as atividades já abertas, poderá acontecer semanalmente. Mas, para abrir será preciso uma avaliação quinzenal, segundo Garcia.  O governo, disse ele, vai ouvir a partir da próxima segunda-feira, os prefeitos. “Se o comitê achar que houve erro  em relação a uma cidade ou região e puder mudar de faixa, será feito. “ Caso contrário, será necessário  mais 14 dias para que os índices mudem.

Os prefeitos do ABC contestam que a situação da cidade de São Paulo seja melhor do que as da região. Ontem, a capital voltou a apresentar crescimento na taxa de ocupação de leitos de UTI, chegando a 91%. No ABC,  o índice médio fica entre 60% e 80%.

Foto: Divulgação Governo do Estado de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *