ABC

Indignados, prefeitos do ABC podem ir à Justiça para abrir economia

Os prefeitos de Santo André, Paulo Serra, de São Bernardo, Orlando Morando, e de São Caetano, José Auricchio Junior, mostraram indignação com o fato de a região ter ficado de fora da flexibilização da economia no Estado apresentada hoje, dia 27 de maio pelo governador João Doria.

Para Serra,  é um absurdo a decisão do governo estadual, pois os índices de Santo André e do ABC são melhores do que os da capital. “Iremos até as últimas consequências para ter a autonomia de volta. Santo André será uma referência na retomada econômica”, disse o prefeito em vídeo postado hoje  nas redes sociais.

Em São Bernardo, segundo Morando, a situação é bem melhor do que na cidade de São Paulo.  Os dados que mostram isso são em relação a 100 mil habitantes, como apontado pelo governador. “Onde ficamos atrás da cidade de São Paulo? Em nada. Se é para ouvir a ciência, ou a cidade de São Paulo teria que ficar na quarentena ou São Bernardo sair primeiro”, disse o prefeito em live nas redes sociais hoje a noite.

Segundo ele, os dados da cidade serão mostrados para o governo estadual. Ele espera que governo reveja a classificação do ABC e libere a cidade para a faixa laranja, ou que (o governo) assuma o erro ao liberar a capital e volte a capital com o ABC, em quarentena.  Morando disse ainda que vai se reunir com os procuradores da cidade para esclarecer os dados e mostrar que a cidade está muito melhor do que a capital.  Para conseguir abrir a cidade sem a autorização do governo, Morando precisa do apoio do Ministério Público e da Justiça.

Em São Caetano, Auricchio acredita que se fossem considerados os índices de testagem e de leitos de enfermaria e UTI, a cidade poderia estar já na faixa amarela.  Mas, como o ABC, continua em quarentena total. “Temos ocupação dos leitos em torno de 60%, um dos maiores índices de testagem do país. Hoje, contrariando todas as posturas anteriores de se basear na ciência, o governador cometeu um equivoco ao liberar a capital para a faixa 2 (laranja) e deixar os 38 municípios da Região Metropolitana em quarentena.”

Auricchio disse também que irá tomas todas as medidas necessárias para liberar a cidade para outra faixa de classificação que permita o início da retomada da economia. “Até a semana passada a cidade de São Paulo estava em situação de pré-colapso e agora já está em situação de abertura, deixando o ABC fechado? O fechamento não condiz com os números que foram apresentados ao governo. Se for preciso vamos recorrer ao Judiciário”, disse o prefeito de São Caetano.

A cidade de São Paulo tem hoje 54.948 casos confirmados de covid-19 e 3.844 óbitos confirmados pela doença. A taxa de ocupação das UTIs na capital hoje é de 91%.

Foto: Divulgação PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *