ABC

UBS da Vila Euclides vai funcionar até às 22h

A partir desta sexta-feira, 28 de maio, a UBS ( Unidade Básica de Saúde) da Vila Euclides passa a fazer parte do programa Saúde na Hora Certa, com funcionamento das 7h às 22h. Esta é a 19ª unidade da cidade a ampliar seu horário de atendimento, garantindo o acesso aos serviços da atenção primária, como consultas médicas e odontológicas, coletas de exames, entre outros, e evitando aglomerações.

Segundo o prefeito Orlando Morando, a ampliação do horário das 19 UBSs representa o mesmo que investir na construção de novas unidades. “Estamos ampliando o serviço da Atenção Básica do município, sem a necessidade de instalação de novas unidades”, afirmou.

Para o funcionamento no período noturno foram contratados 12 profissionais que integram duas equipes de Saúde da Família. Os novos funcionários atenderão os mais de 30 mil pacientes ativos cadastrados no equipamento. Além disso, a expectativa é que a ampliação do horário de funcionamento promova um aumento de 20% a 30% no volume de atendimentos.

Segundo o secretário de Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho, a ampliação do horário das unidades diminui o absenteísmo nas consultas e exames, especialmente daqueles que trabalham em horário comercial. “Estamos pensando nos pais que precisam trazer os filhos nas unidades para tomar uma vacina e só podem depois do serviço ou mesmo retirar medicamentos na farmácia. Além de ser uma medida eficaz do combate a pandemia, evitando a aglomeração em horários de pico”, reforçou.

Outras unidades

Além das UBS da Vila Euclides, outras 18 UBSs de São Bernardo já vinham ofertando atendimento até às 22h. São elas: Taboão, Planalto, São Pedro, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Leblon, Silvina, Alves Dias, Nazareth, Vila Marchi, Alvarenga, Ipê, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa e Batistini.

 

Foto:  Ricardo Cassin/PMSBC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *