Troca de garrafa pet por ração para cães e gatos acontece amanhã no Sabina

Sabe aquelas garrafas pets que a gente guarda para a reciclagem? Você sabia que elas podem virar ração para cães e gatos. Em Santo André, o  Moeda Pet faz esta troca. O programa ocorre uma vez por mês e será amanhã.

Cada quilo de garrafa plástica, cerca de  26 garrafas de um litro ou 20 garrafas de dois litros,  é trocado por um quilo de ração. Quem participa pode levar o alimento para casa ou fazer a doação no local, destinando a ração para a Uapa (União Andreense Protetora dos Animais), entidade que faz a distribuição entre os protetores independentes cadastrados. Quem não conseguir juntar um quilo de garrafas pode apenas ir doar as garrafas que acumulou. Neste caso, toda a arrecadação de rações será revertida para os protetoras de animais.

Por conta da estrutura montada no estacionamento do Paço Municipal para o drive-thru da vacinação contra a covid-19, a segunda edição do ano do Moeda Pet acontecerá no estacionamento da Sabina Escola Parque do Conhecimento (rua Juquiá, s/n,  Vila Eldizia), no próximo sábado, 27 de fevereiro,, das 10h às 15h.

“O formato continua sendo drive-thru, para que quem quiser participar do programa não precise sair do carro e possa colaborar em segurança”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli. O programa impacta  positivamente na alimentação dos pets, favorecendo os munícipes e as protetoras de animais que precisam dessa contribuição para alimentar os animais, ainda mais em tempos de pandemia.

“Além do impacto na causa animal, o programa Moeda Pet também protege o meio ambiente ao retirar plástico de circulação. Santo André realiza coleta seletiva e possui outros programas, entretanto, sabe-se que muito se perde e acaba parando indevidamente no aterro sanitário. Com o Moeda Pet, ganham o ambiente, a sociedade e os animais”, reforçou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Em 2020, o programa Moeda Pet foi responsável pela distribuição de aproximadamente três toneladas de ração para tutores e protetoras de animais, e pela arrecadação de 73 mil garrafas PET.

O programa é uma ação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, que conta com parceria da farmácia de manipulação veterinária Farma Bichos e do Dr. Vet Hospital Veterinário.

A iniciativa também conta com o apoio do Departamento de Vigilância à Saúde, do Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que encaminha todo o reciclável arrecadado para as cooperativas de reciclagem.

 

Fotos: Alex Cavanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − três =