ABC

SBC: ocupação de UTIs covid salta de 64 para 78 em 24 horas

Nas últimas semanas, a o aumento dos casos  da covid no Brasil e no Estado de São Paulo voltou a preocupar, e muito. No ABC, não é diferente. Em São Bernardo, a situação das UTIs já começa a preocupar. Nas últimas 24 horas, segundo o boletim da prefeitura divulgado nesta quinta-feira, 26 de novembro, 78 pacientes em estado grave ocupam os leitos de UTI da cidade. Ontem, eram 64. Uma alta de 22% em apenas um dia. NO dia 08 de novembro, 37 pessoas estavam na UTI.

Outro fator que preocupa é o fechamento de alguns leitos destinados à covid em várias cidades. Em São Bernardo, as unidades de UTIs passaram de 151 no auge da pandemia para 111 atualmente. Hoje, 69% dos leitos para pacientes graves estão ocupados. Em Santo André, onde também há uma alta nos casos e internações, 58,39% das UTIs, segundo boletim de hoje da prefeitura, estão ocupados.

Em São Bernardo, as mortes, que tinham dado uma trégua no início do mês, voltaram a acelerar. Já foram registrados 1.031 óbitos causados pelo novo coronavírus, o maior número do ABC.

 

Volta das restrições

O governo do Estado já estuda aumentar as restrições a pedido de médicos que fazem parte do Centro de Contingência da Covid-19. Porém, o governador João Doria preferiu aguardar o segundo turno das eleições para fazer a adequação de fase do Plano São Paulo.

Em Santo André, o prefeito Paulo Serra, por meio de decreto, proibiu a partir de hoje que estabelecimentos comerciais realizem shows ao vivo. A medida visa permitir uma redução dos casos que atualmente atingem principalmente jovens entre 25 e 40 anos. O setor de lazer noturno deve ser o primeiro que terá restrições no Estado, segundo membros do Centro de Contingência.

Em relação aos casos, a Prefeitura de São Bernardo confirma que 49.564 pessoas tiveram o teste positivado para o novo coronavírus desde o início da pandemia.

Foto: Divulgação PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *