ABC

São Caetano recebe mais 10 respiradores. Outros 25 vão para Diadema e Rio Grande da Serra

A Prefeitura de São Caetano  recebeu mais dez respiradores do governo do Estado, na noite da última segunda, dia 08 de junho. Os aparelhos, solicitados pela municipalidade ao Ministério da Saúde em abril, permitirão a adaptação de mais dez leitos de baixa e média complexidades em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), conforme a necessidade que se apresentar durante a pandemia do coronavírus.

Parte importante da estratégia de combate ao coronavírus na cidade foi a duplicação dos leitos de UTIs da rede municipal, de 40 para 80. Metade deles exclusivos para pacientes com covid-19, no Hospital Municipal Maria Braido – este número pode subir para 60 com os 20 novos respiradores, contabilizando também os dez entregues no último dia 04.

Consórcio

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC conseguiu  25 novos leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) destinados ao tratamento da covid-19 para a região. O anúncio foi feito hoje pelo secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, durante reunião no Palácio dos Bandeirantes com o presidente da entidade  e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, e o vice-presidente e prefeito de Diadema, Lauro Michels.

Do total anunciado, 20 leitos serão instalados em Diadema e os outros cinco em Rio Grande da Serra. Para o presidente do Consórcio, a medida permite às sete cidades manter as estratégias traçadas conjuntamente desde o início da pandemia para o enfrentamento do novo coronavírus. “A ampliação dos leitos garante a nossa estratégia em relação ao transporte público, pois existia uma preocupação muito grande no deslocamento das pessoas para a capital após o início da reabertura dos comércios”, disse Maranhão.

O vice-presidente do Consórcio ABC ressaltou que a ampliação dos leitos de UTI contribui para a reclassificação da região no plano estadual de reabertura econômica. Atualmente, o Grande ABC está na fase 1 (faixa vermelha), com funcionamento permitido somente aos serviços essenciais. Na fase fase 2 (faixa laranja) existe a possibilidade de aberturas com restrições.

Durante o encontro, Vinholi reafirmou que vê com otimismo o avanço do Grande ABC no plano de reabertura econômica na quarta-feira.

Foto: Eric Romero / PMSCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *