ABC

São Bernardo inicia amanhã de academias, bares, restaurantes e salões de beleza

A prefeitura de São Bernardo publicou ontem, dia 04 de julho, o decreto 21.197 do prefeito Orlando Morando, que regulamenta os protocolos de reabertura de bares, restaurantes, lanchonetes e similares, além de salões de beleza, barbearias, serviços de estética e academias de esportes a partir de amanhã, dia 06 de julho.  A retomada das atividades será possível após o município avançar para a Fase Amarela do Plano SP, do Governo do Estado.

De acordo com o decreto,  bares, restaurantes, lanchonetes e similares poderão funcionar por até seis horas diárias. Os estabelecimentos poderão optar pelo horário e turno de trabalho até às 17h, com capacidade máxima de 40% da ocupação declarada no AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) em local arejado (com boa circulação de ar, seja por meio de ventilação natural ou mecânica), com limitação de até seis pessoas por mesa. Além disso, é recomendável a aferição da temperatura dos colaboradores e clientes com termômetro digital. Funcionários deverão usar máscaras em tempo integral, enquanto os clientes poderão retirar o item durante as refeições.

No caso dos salões de beleza e similares, o horário de funcionamento das atividades será de até seis horas diárias, entre 12h e 18h, com ocupação máxima de até 40% da capacidade declarada no AVCB. Além dos protocolos sanitários, como uso de máscara, disponibilidade de álcool gel e limpeza do ambiente, deverá ser preservada a distância mínima de dois metros entre as estações de trabalho e priorizado o atendimento por agendamento para evitar a aglomeração de clientes.

As academias também terão horário de funcionamento reduzido a seis horas por dia. Poderão abrir das 6h às 12h ou das 17h às 23h, com até 30% da capacidade. O atendimento aos clientes deverá ser realizado por treinamento individualizado mediante agendamento prévio, com a obrigatoriedade de uso de máscaras. Antes da reabertura, os estabelecimentos deverão passar por processo de sanitização completo e manter à disposição álcool em gel. Além disso, o espaço de exercício de cada cliente deverá ser demarcado no chão, obedecendo distanciamento mínimo de 1,5 metro. Devem ser mantidas suspensas as aulas, as atividades e práticas em grupo e o uso de vestiários e áreas de banho.

Os demais setores, já avalizados para funcionalidade na cidade nas etapas anteriores do Plano SP, como comércio, shoppings centers, além de serviços, obtiveram ampliação de quatro para seis horas de funcionamento

O decreto municipal foi publicado nos atos oficiais (Notícias do Município) da cidade, locado no portal da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/imprensa-oficial).  

Outra medida modificativa confirmada pelo chefe do Executivo foi a reabertura para circulação de veículos na Rua Marechal Deodoro, Centro, principal e maior corredor de comércio do município, também a partir de amanhã.

Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *