ABC

Santo André inicia testes de ônibus elétrico 100% brasileiro

A Prefeitura de Santo André começou nesta segunda-feira, 03 de julho, os testes para circulação do primeiro ônibus elétrico 100% brasileiro na cidade. Inicialmente, o veículo da Eletra realizará o percurso da linha B21 (Cidade São Jorge / Campestre), operada pela Viação Guaianazes. Posteriormente, o ônibus irá percorrer linhas da Viação Vaz.

“Este é o início de uma nova fase na Mobilidade Urbana. Os testes entram agora em vigor e posteriormente serão realizados em linhas de longa distância e maior ocupação de passageiros. Trata-se de um veículo de produção nacional que atende o nosso foco na questão da sustentabilidade”, destacou o prefeito Paulo Serra, durante vistoria do ônibus na sede da Viação Guaianazes.

Fabricado no Brasil, em São Bernardo, o veículo de 12,1 metros tem tecnologia de tração elétrica Eletra, carroceria Caio e-Millennium, baterias e motores elétricos WEG e chassi Mercedes-Benz.

“A questão da sustentabilidade faz parte de um dos principais pilares do projeto Santo André 500 anos. A substituição da frota por veículos não poluentes é algo que vai contribuir para melhorar ainda mais o futuro da nossa cidade”, complementou o prefeito Paulo Serra.

De acordo com a diretora da Viação Guaianazes, Lidiane Pinto, o objetivo é manter a qualidade dos ônibus que já circulam por Santo André. “Para este período de teste, o veículo, com capacidade para 70 pessoas, circulará sem passageiros por alguns dias com o objetivo de analisar as condições viárias e dimensionamento de baterias para as linhas do sistema, mas a estrutura segue com a qualidade que temos circulado na cidade”, pontuou.

 

Frota  

Santo André conta com 48 linhas municipais, operadas por 302 ônibus. A frota total, considerando os ônibus reservas, chega a 344 veículos.

 

Fotos: Helber Aggio/PSA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *