ABC

Santo André cria portal para orientar empreendedores e trabalhadores sobre ações de apoio à economia

Como forma de consolidar todas as medidas emergenciais para preservar os empregos e a economia no atual cenário de quarentena da covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), a Prefeitura de Santo André preparou um portal para facilitar o acesso dos empreendedores e trabalhadores ao plano de emergência de apoio à economia.

Por meio do link bit.ly/apoioeconomiacoronasa, os munícipes poderão ter acesso ao calendário das restrições de operações, benefícios tributários e fiscais, auxílio emergencial ao empreendedor, crédito emergencial e facilitação de procedimentos obrigatórios. Além disso, também poderão adequar sua operação com o atual cenário, verificar as vagas de empregos disponíveis, se voluntariar para ajudar a cidade, combater as fake news, além de acessar outras ferramentas úteis para empresas e trabalhadores. 

“Com as medidas de apoio à economia, esperamos que o impacto para a população seja o menor possível neste momento em que estamos na luta contra o novo coronavírus. Não medimos esforços para fornecer o máximo de auxílio neste período, que esperamos que seja curto, desde que todos fiquem em casa e respeitem a quarentena”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, o portal de apoio facilita o empreendedor a acessar as questões que têm surgido no âmbito municipal, estadual e federal. “Temos nos desdobrado manhã, tarde e noite para passarmos por essa difícil situação que não só Santo André, mas o mundo inteiro está passando. Agradeço a colaboração dos empreendedores, que entenderam a gravidade da situação e estão obedecendo o isolamento social, mantendo apenas os serviços considerados essenciais”, disse.

Segundo Banzato, apesar de todos os problemas e preocupações em função da pandemia do coronavírus, Santo André tem respondido com medidas em diversas áreas e a econômica não é diferente. “Primeiro foi anunciada a prorrogação do pagamento do ISSQN, do IPTU e foram publicados alguns decretos que acompanham o Estado e o Governo Federal. Temos também o Banco do Povo, que tem uma linha de crédito que está sendo colocada à disposição dos empreendedores, e a isenção da água para as pessoas de baixa renda”, declarou o secretário.

Prefeitura na quarentena – Como forma de prevenir os servidores, empreendedores e demais trabalhadores, a Prefeitura de Santo André tem oferecido serviços a distância, para evitar aglomerações e possíveis contágios do novo coronavírus.

O Departamento de Controle Urbano (DCUrb) adaptou 100% dos serviços para serem realizados de forma digital pelo sistema Acto. Desta forma, não há necessidade do deslocamento até a Prefeitura para abertura de serviços para as áreas de aprovação, uso do solo e fiscalização. O DCUrb também realizará atendimento técnico online, assim como a Sala do Empreendedor e o Via Rápida Empresa (VRE). 

O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR) tem orientado os trabalhadores a utilizarem de casa os serviços online do Emprega Brasil e Sine Fácil Trabalhador. Por meio das plataformas, que podem ser encontradas também em aplicativos de smartphones, os trabalhadores podem emitir a carteira digital de trabalho, solicitar o seguro desemprego, acessar o “Meu INSS”, além de buscar novas vagas de emprego. Outras dúvidas também podem ser tiradas pelo e-mail cpetr@santoandre.sp.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *