ABC

Sabina tem mais um espaço lúdico com muita diversão, a Praçatempo

A Sabina Escola Parque do Conhecimento, em Santo André, conta agora com mais uma área a ser explorada pelos seus visitantes. Na última  quarta-feira, 11 de outubro, foi inaugurada a Praçatempo, ambiente externo com mais de mil metros quadrados de atrações que destacam a temática do tempo e seus diversos marcadores.

Destinada a crianças de 4 a 11 anos, a Praçatempo conta com diversas atrações, como:

 

 

O Tempo dos Dinossauros – Nesta área, as crianças podem explorar o tempo geológico por meio de fósseis de dinossauros e suas pegadas. A área tem como objetivo complementar as vivências já ofertadas na Sala da Vida, no setor de Paleontologia.

O Tempo dos Balanços – Nesta área, é possível perceber a relação entre o tempo de oscilação do balanço e seu comprimento. Esta relação de tempo, observada por Galileu Galilei, deu origem à ideia dos relógios de pêndulo.

A Idade das Árvores – Por meio dos anéis de crescimento das árvores, a partir de suas linhas concêntricas, as crianças terão acesso a informações sobre a vida dos seres que habitaram o planeta em diversos momentos.

O Tempo das Parabólicas – Nessa atração os visitantes conhecerão a base de funcionamento de espelhos esféricos, fornos solares e radiotelescópios.

O Tempo do Som – Nesse experimento o foco é compreender como a percepção do som pelo cérebro, aliada à comunicação, pode ter sido uma das principais chaves para a sobrevivência da nossa espécie.

Montanha – Mobiliário urbano inspirado no relevo do Pico da Neblina no Alto Amazonas que possibilita aos visitantes se recostarem e às crianças escalarem e escorregarem.

Trepa-trepa Tronco – Assim como na Montanha, as crianças são convidadas a escalar e explorar um pequeno quebra-cabeças de madeira. Nele, passam por um labirinto de entradas incertas e alguns possíveis caminhos para chegar até à outra extremidade. Essa atração estimula a criatividade, estratégia, imaginação, noção de tempo e coordenação motora.

Tempo Futuro – Nesta área, as crianças são desafiadas a descobrirem onde está a cesta do basquete giratório após o lançamento da bola. Este experimento discute o aparecimento das forças fictícias de Coriolis.

Espaço de Fontes Interativas – Nesta atração, os visitantes poderão explorar um dos elementos essenciais para a manutenção da vida no planeta Terra: a água.

O Espaço-Tempo de Einstein – Com um simples pula-pula, crianças e adultos verão como a deformação do espaço-tempo, criado pela gravidade de corpos de grande massa pode alterar até mesmo o tempo e a trajetória da luz no espaço.

Casa Silo – Nesta atração, as crianças são convidadas a escalar e explorar o tempo das nuvens, dos pássaros e do Sol através do teto vazado da casa. Nela, terão uma grande câmera de observação que terminará com uma bela escorregada de retorno ao solo.

Durante a inauguração, o secretário de Educação, Almir Cicote, destacou a importância da Sabina na Educação. “Estamos falando de um equipamento que realmente vem trazer um cunho lúdico, mas também pedagógico em todas as suas ações. Conquistas como essa nos mostram que cada vez mais estamos no caminho certo”, ressaltou.

O Espaço Praçatempo é mais um recurso pedagógico para a difusão de ciências, que foi especialmente criado para nossas crianças. Ficamos muito felizes em atuar junto à Prefeitura para a implantação desse novo ambiente”, comemorou o presidente do Iprodesc (Instituto de Promoção ao Desenvolvimento Científico), Carlos Armando de Oliveira Machado.

O Iprodesc é parceiro da Secretaria de Educação de Santo André nesta iniciativa. Na tarde desta quarta, os alunos da rede municipal que estavam pela Sabina já puderam conhecer o novo espaço, que já foi aberto ao público.

Artur Vicente, de 9 anos, estuda na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professor Benedito Gomes de Araujo. O aluno, assim como seus colegas de classe, se divertiu e aproveitou para se refrescar em uma das novas atrações: o Espaço de Fontes Interativas, que traz a água como principal entretenimento. “Aqui ficou ainda mais legal”, elogiou o estudante, praticamente “ensopado”.

“A Sabina é motivo de muito orgulho para Santo André, um equipamento lúdico e pedagógico que poucas cidades têm esse privilégio de possuir. Um espaço de primeiríssimo mundo que ajuda na formação das nossas crianças e que agora está ampliado”, disse o prefeito Paulo Serra.

“Aqui é possível unir lazer, educação e aprendizado de qualidade. É um espaço para toda a família, auxiliando nos estudos e deixando boas e inesquecíveis lembranças para nossas crianças”, complementou a primeira-dama Ana Carolina Serra.

 

Serviço:

Sabina Escola Parque do Conhecimento

Endereço: Rua Juquiá, s/nº – Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135)

Horário: Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30 (público em geral).

Ingressos: Grátis para alunos e professores das escolas municipais e estaduais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência.

Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos.

Estacionamento: Gratuito, sujeito à disponibilidade de vagas.

Fotos: Helber Aggio/PSA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *