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Jornalista do ABC é finalista de prêmio nacional de comunicação por atuação no Butantan

O jornalista Ricardo Liguori, morador de São Bernardo, no  ABC, está entre os finalistas do Prêmio Comunique-se de 2021 – considerado o Oscar do Jornalismo brasileiro, indicado por sua atuação pela assessoria de comunicação e imprensa do Instituto Butantan.

Liguori, que é gerente de Planejamento e Estratégia da VFR Comunicação desde 2013, disputa a premiação na categoria Profissional de Comunicação Corporativa, junto com outros nove colegas de profissão.

No Butantan ele trabalha desde o final do ano passado, onde coordena diretamente a equipe da agência responsável pelo relacionamento do instituto com a imprensa.

“Foi tudo muito rápido. Tínhamos dois coordenadores que saíram em novembro de 2020, justamente no período de reta final dos estudos clínicos de fase 3 com a Coronavac que logo seriam submetidos para aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Fui escalado pelo Vanderlei França, diretor da agência, para atuar na linha de frente”, afirma.

Desde então, Liguori – que se formou em Jornalismo pela Universidade Metodista, também em São Bernardo -, não teve folga nenhum dia. “Eu simplesmente não consigo ‘desligar’, fico o tempo todo de olho no whatsapp e em contato com a equipe. Brinco com alguns colegas jornalistas que só não respondo mensagens quando estou dormindo ou nadando”, diz o jornalista, praticante do esporte aquático.

Liguori tem experiência de 18 anos na área de comunicação em saúde. Desses, por 10 atuou na Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, onde foi assessor e coordenador de imprensa. O Butantan, que completou em fevereiro 120 anos de existência, é vinculado à pasta.

“Tenho um enorme carinho pelo instituto. A primeira vez em que estive no local, trabalhando pela comunicação da Secretaria da Saúde, foi para acompanhar o recebimento do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) da vacina contra a gripe, isso lá por 2009”, lembra Liguori.

Agora o jornalista tem frequentado rotineiramente o Aeroporto Internacional de Guarulhos nas entregas da matéria-prima da vacina do Butantan contra a covid-19, desenvolvida em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac.

Ele se recorda, ainda, de um momento triste da história do Butantan, o incêndio no Prédio das Coleções, em 2010, que destruiu um dos maiores acervos mundiais de espécies de cobras, aranhas e escorpiões. “Era um sábado, o telefone começou a tocar sem parar e saí correndo de São Bernardo para a zona oeste da capital para ajudar no atendimento aos jornalistas que estavam no local realizando a cobertura”.

Liguori conta que somente neste ano ele e a equipe da VFR Comunicação realizaram mais de 3,2 mil atendimentos à imprensa e intermediaram quase 300 entrevistas dos profissionais do Butantan, além de produzirem mais de 270 comunicados oficiais, entre releases e notas à imprensa.

“O instituto ganhou uma visibilidade nacional e internacional espetacular. Antes o Butantan era conhecido predominantemente pelas cobras e pelo fornecimento de soros, mas essa imagem sofreu uma profunda transformação, com destaque para a pesquisa científica e capacidade produtiva do seu complexo para oferecer vacinas de qualidade à população”, afirma. “Além de comunicar, precisamos estar o tempo todo atentos para combater a desinformação. As Fake News são uma das faces mais sombrias dessa pandemia”, destaca.

Master em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), o finalista do Prêmio Comunique-se diz que seu trabalho tem sido recompensador. “A comunicação do Butantan é fantástica. A VFR também tem um timaço”, postou em suas redes sociais. Liguori também elogia o trabalho da Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo e da assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde. “São extremamente profissionais e parceiros”, diz.

Independentemente do resultado da premiação, Liguori – que tem no currículo três prêmios Aberje (Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial) é um Prêmio Mario Covas – afirma que torce pelos seguintes desfechos: a vitória do bom jornalismo, o avanço da vacinação e o controle da pandemia. “Trabalhar pela saúde e em favor da ciência e da vida não tem preço”, conclui.

A votação para o Prêmio Comunique-se, que reconhece os melhores jornalistas do Brasil, prossegue até o próximo dia 4 de julho. As indicações podem ser feitas pelo site https://premio.comunique-se.com.br .

 

Foto: Divulgação

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