ABC

Hospital da Mulher de São Bernardo é inaugurado. Veja as instalações

Com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, autoridades estaduais, municipais e deputados, o Hospital da Mulher de São Bernardo foi inaugurado neste sábado, 08 de julho. Com 170 leitos, o novo equipamento se soma aos outros três hospitais da rede municipal da cidade (Anchieta, HU, de Clínicas).

Os leitos são voltados exclusivamente aos cuidados da população feminina. As novas instalações, que tiveram investimento de R$ 102 milhões, vão integrar em um único equipamento, os serviços do HMU (Hospital Municipal Universitário) e do CAISM (Centro de Atenção Integrada de Saúde da Mulher).

Segundo o prefeito Orlando Morando, este é mais um demonstrativo de que a atual gestão trata a Saúde como prioridade. “Este é o terceiro hospital inaugurado pela nossa gestão (em 2020, foram inaugurados o Hospital de Urgência e Novo Hospital Anchieta). Mais do que construir, o desafio na saúde é custear. Por isso, destaco a parceria com o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, que neste ato, confirmou o convênio de R$ 150 milhões para custeio não apenas do nosso novo hospital como de todo o complexo hospitalar, composto ainda pelos Hospitais de Urgência, Anchieta e de Clínicas, hoje referências em diversos tratamentos na região e que juntos somam quase 1 mil leitos públicos em São Bernardo”, disse  Morando.

O ato oficial contou com presença, além do governador, do secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, do secretário de Saúde do município, Geraldo Reple, do deputado federal Marcelo Lima, da deputada estadual e primeira-dama,  Carla Morando, do deputado estadual Thiago Auricchio, vereadores, entre outras autoridades e da sociedade civil.

Segundo o governador, a importância da inauguração do novo equipamento voltado à saúde da mulher é fundamental para a qualidade vida. “Quando muitas mulheres ainda não têm acesso ao pré-natal, ao parto, São Bernardo entrega hoje um equipamento que garante não apenas isso, como também a saúde da criança. Por isso, o nosso apoio no custeio, por ser um tema extremamente relevante para o nosso Estado, como um todo, que ultrapassa a barreira da Saúde, e adentra na segurança, no empreendedorismo, no protagonismo da mulher na sociedade civil como um todo”, destacou Tarcísio. O governador ainda destacou que a cidade receberá em breve mais um hospital municipal, desta vez o oftalmológico.

       

 

 

Serviços ofertados

Dentre os serviços ofertados pelo novo Hospital da Mulher estão o Pronto Atendimento de ginecologia e obstetrícia, centro cirúrgico, ambulatórios, unidade de terapia intensiva obstétrica, ginecológica e neonatal, casa da gestante, núcleo interno de regulação e estrutura para realização de exames laboratoriais (tomografia, mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia, entre outros). O parto humanizado também tem espaço com banheira para as parturientes.

 

 

Quatro vezes maior

O novo Hospital da Mulher está sendo instalado em área de 14.920 m², que substituirá o Hospital Municipal Universitário, com 4.600m². Uma estrutura quatro vezes maior, com 170 leitos, sendo 5 leitos de UTI adulto e 25 de UTI neonatal – um ganho de 42 leitos para a nova unidade. No total, o prédio conta com 11 andares, que abrigarão desde refeitórios, vestiários, farmácia, laboratórios, centros de imagem e diagnóstico, além de centro obstétrico, ambulatórios, pronto-socorro, UTIs, maternidade, sala de convivência para mães e acompanhantes e berçário, salas de administração, de ensino e de pesquisa e anfiteatro com capacidade para 140 pessoas.

 

 

Fotos: Théo Lucano/Eagle News

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *