ABC

GCMs, de São Bernardo circulam sem máscara e ignoram fiscalização

Em tempos de pandemia e de uso obrigatório de máscara, cabe às administrações definirem como será feita a fiscalização e a multa de quem desrespeita a determinação. Em São Bernardo, o prefeito publicou  o decreto nº 21.157 em 07 de maio, no qual quem estiver em local público, a partir de 15 de maio, e for apanhado sem máscaras poderá ser multado em R$ 100. A penalidade para empresas que não se adequarem às novas regras pode chegar a R$ 10 mil. A fiscalização é feita pela Guarda Civil Municipal (GCM), de acordo com o decreto.

Mas, e quando quem deveria fiscalizar também comete a infração? Assim acontece em São Bernardo, onde é muito fácil ver pessoas sem máscaras e em grupos andando nas ruas centrais da cidade. Acionada várias vezes pela reportagem do Eagle News, a GCM diz que não sabe da determinação. Em outras vezes, a resposta é que  poder fazer nada. E, se o guarda é acionado pessoalmente, dá de ombros.

Neste fim de semana, vários guardas civis  máscara foram vistos com bastante frequência. Apenas um uma hora, a reportagem contou dois na praça Praça Ibrahim de Almeida Nobre, próximo à avenida Kennedy, sem máscara. Na avenida Prestes Maia, outros três parados em um posto de gasolina que faz esquina com a rua Santa Filomenta, também estavam em máscara. Um terceiro guarda, também sem o acessório, tomava um cafezinho na loja de conveniência, sem máscara e bem à frente da placa com a obrigatoriedade da máscara.

A prefeitura foi questionada pela reportagem sobre como será a fiscalização e se os guardas podem circular sem a máscara. A resposta, foi a seguinte: “A Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Segurança Urbana, informa que forneceu todos os equipamentos de proteção individual aos Guardas Civis Municipais (GCM) da cidade, incluindo os alunos em curso de formação. Ao todo, foram três jogos de máscaras reutilizáveis para cada agente, além de luvas e materiais de higiene, como álcool em gel e detergente para limpeza de viaturas. Há ainda circular interna orientando sobre o uso do artigo para todos os GCMs – tanto os que atuam na rua, quanto em funções administrativas. As não conformidades por parte da GCM serão apuradas caso a caso.

São Bernardo é a cidade do ABC que tem maio número de mortes causados pela covid-19. Nos últimos dois dias, foram 21 óbitos. Em boletim divulgado hoje, dia 18 de maio, a cidade já soma 1.108 casos foram confirmados e 146 pacientes evoluíram a óbito.

Conforme boletim da Vigilância Epidemiológica atualizado nesta segunda, os três novos óbitos são de homens, com 67, 69 e 85 anos, todos com comorbidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *