Prefeitos esperam resposta de Doria para flexibilizar ABC nesta sexta
Os prefeitos de Diadema, Lauro Michels, de Mauá, Átila Jacomussi e de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, que também preside o Consórcio Intermunicipal do ABC, participaram neste quinta, dia 28 de maio, de uma reunião com o secretario estadual de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi para discutir a inclusão da região na faixa 2 do Plano São Paulo, o que permitiria o início da abertura da economia a partir do dia 01 de junho. Os prefeitos de São Bernardo, Orlando Morando, de Santo André, Paulo Serra e de São Caetano, José Auricchio Júnior, participaram da reunião por videoconferência.
A proposta apresentada por eles é que a Região Metropolitana seja divida em microrregiões e o ABC seja inserida em uma delas que permita o início da flexibilização econômica.
Os prefeitos apresentaram dados que mostram as condições dos leitos nas cidades do ABC e outros dados técnicos que confirmam que a região está melhor do que a capital. Vinholi se comprometeu a levar as propostas e os índices ao governador João Doria.
A expectativa é que a resposta seja divulgada amanhã durante a coletiva do governador. Para aguardar a resposta, que esperam ser positiva, os prefeitos alteraram o horário da reunião no Consórcio que seria às 10h para às 15h.
Capital
Na cidade de São Paulo, o prefeito Bruno Covas disse hoje que a inclusão da faixa 2 não quer dizer que já no dia 01 de junho os setores autorizados estarão abertos. Segundo ele, na segunda-feira irá ter início a apresentação e aprovação dos protocolos para a abertura. A expectativa é que no dia 10 de junho os setores consigam voltar a funcionar seguindo as novas regras.
Foto: Divulgação Governo do Estado de SP