Bem Estar

Estado de São Paulo começa a vacinar contra covid em dezembro, afirma Doria

A tão esperada vacinação contra a covid-19 pode começar a chegar ao fim em dezembro, pelo mesmo na estimativa do governador João Doria. Mas, para isso, a Coronavac, que está em teste no Brasil, precisa ter a eficácia comprovada e ainda ser aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Segundo Doria, serão 45 milhões de doses disponíveis para o Butantan até dezembro. Estas unidades virão da China em seringas ou para envasamento. “A rede SUS do Estado é vascularizada para a distribuição da vacina. Se todas as etapas forem concluídas no prazo poderemos iniciar a vacinação em dezembro”, disse.

O governador afirmou hoje, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, que as unidades da vacina vindas do país asiático serão usadas para vacinar os brasileiros do Estado de São Paulo. Mas, não adianta já correr para a fila da UBS, pois serão eguidos critério parecidos coma vacinação da gripe para definir a prioridade dos grupos. O primeiro, segundo Doria, deve ser para os profissionais da saúde e idosos. Em seguida de pessoas com doenças preexistes que têm risco para a covid. Ele ressaltou ainda que a vacinação deve ocorrer com duas doses da vacina.

Doria aguarda para esta semana a resposta do Ministério da Saúde sobre o investimento pedido para o Instituto Butantan, que permitirá ampliar a capacidade para ajudar na vacinação de todos os brasileiros até junho de 2021. “Apenas uma vacina não dará conta de imunizar todos os brasileiros, serão necessárias várias. Eu tenho certeza de o Ministério da Saúde vai autorizar o investimento no Butantan”, afirmou Doria.

Foto: Divulgação Governo do Estado de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *