ABC

Em São Bernardo, Lula entrega novo prédio da Universidade Federal do ABC com 22 laboratórios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou hoje, 02 de junho, da inauguração do Bloco Zeta da Universidade Federal do ABC (UFABC), com 22 laboratórios, no campus de São Bernardo. A visita é a primeira no ABC desde que assumiu a Presidência em 01 de janeiro deste ano.

Ovacionado pelos estudantes, Lula estava acompanhado de ministros, deputados e prefeitos do ABC, como Orlando Morando de São Bernardo, Marcelo Oliveira, Mauá, e José di Filippi Júnior, de Diadema.

A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, destacou que nos últimos quatro anos a ciência e tecnologia foram colocadas de escanteio no Brasil. “O Brasil voltou, a ciência voltou”, disse. Já, o ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância da UFABC para a formação de profissionais, principalmente os de famílias com menor poder aquisitivo. Camilo também afirmou que ainda este mês o governo federal vai lançar um pacto nacional para garantir o ensino básico no país.

Laury Liers, aluna do primeiro vestibular da UFABC, emocionada, relatou a importância da instituição para sua formação. “A Universidade surgiu para democratizar a educação.”

“Quem viu a UFABC nascer, de um terreno baldio, assusta ver os números atuais. Hoje temos 20 mil alunos. É interessante ver alunos das escolas públicas do ABC, interior e de outros Estados. É uma da universidades mais ativas que temos”, destacou Fernando Haddad, hoje ministro da Fazenda, mas que ocupava a pasta da Educação quando a instituição foi criada. “A Educação é o que permite a mudança da realidade social”, acrescentou.

“A primeira grande emoção que senti hoje foi quando o helicóptero posou  no Estádio Primeiro de Maio. Foi ali que as manifestações e assembleias das greves dos anos 70 e 80 aconteceram”, disse Lula . Ele ainda lembrou do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. “O Sindicato foi o que mudou a minha vida.”

“A educação é a base de tudo. E tomei uma decisão que não podemos mais usar a palavra gasto quando falamos de construir escolas e universidades, é investimento”, disse Lula.  A UFABC é a única Universidade Federal do ABC é a única do país com 100% dos docentes com doutorado.

 

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *