ABC

Doria prorroga quarentena até 31 de maio. Endurecimento não está descartado

Em entrevista coletiva na tarde de hoje, dia 08 de maio, o governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou a prorrogação da quarentena em todo o Estado até o dia 31 de maio. A determinação visa reduzir a rapidez com que o contágio da covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) está se espalhando, principalmente no litoral e interior.

O interior do Estado, segundo dados passados na coletiva hoje, teve um acréscimo de 3.302% no mês de abril. Na região metropolitana, o aumento foi de 760% em 30 dias.

Na avaliação da Secretaria Estadual da Saúde, sem o isolamento social iniciado em março, o Estado estaria com cerca de 700 mil casos.  Mas, o ritmo de crescimento impediu um afrouxamento das medidas. Hoje, o Estado tem 41.830 casos confirmados e 3.416 óbitos.

Doria disse que relaxar o isolamento agora, no pior momento da epidemia no Estado, seria decretar à morte milhares de pessoas.  O nível de ocupação dos leitos de UTI hoje na Grande São Paulo está em 89%. Para o início da flexibilização econômica, será necessário que este índice caia, assim como o número de mortes. Por outro lado, o isolamento social precisa ser ampliado para 55%.

Endurecimento

“Se houver necessidade de endurecimento, adotaremos”, disse Doria ao ser questionado de há a possibilidade de uma restrição maior no caso de as taxas de isolamento continuarem abaixo do necessário. Para ele, um aumento expressivo de casos ou no de mortes também pode gerar restrições ainda maiores. Porém, ele não detalho quais seriam.

Foto: Divulgação Governo do Estado de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *