ABC

Dória condiciona abertura da economia após 55% de isolamento por 14 dias, casos e mortes em queda e 60% de UTI ocupadas

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 53% neste domingo, dia 10 de maio.

Com o crescimento dos casos da covid-19 em alta no Estado, o governador João Doria voltou a destacar hoje, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, a importância de o índice chegar a, pelo menos, 55% para que se discuta a flexibilização da economia em junho. “A abertura do comércio vai depender das pessoas. Que o índice de isolamento social cresça nos próximos dias.”

Em relação a um isolamento ainda mais rígido, chamado de lockdown, Doria disse que não está descartado, mas que seria regionalizado. “É uma hipótese no caso de o isolamento continuar caindo e os casos aumentando.”

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, que participou da coletiva, reforçou que a flexibilização da economia só terá com iniciar quando houver uma taxa de 55%  de isolamento social por 14 dias seguidos com queda do número de casos e de mortes e com ocupação de UTI abaixo de 60%.

No ABC, os índices de isolamentos medidos ontem foram:

Diadema: 59%

Mauá: 58%

Santo André: 53%

São Bernardo: 54%

São Caetano: 51%

Ribeirão Pires: 64%

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site http://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

Foto: Divulgação Governo do Estado de SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *