Diadema antecipa vacinação de sarampo, caxumba, rubéola e influenza para crianças a partir de segunda, 18 de abril

A Prefeitura de Diadema vai antecipar a Campanha de Vacinação contra Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR), para crianças de zero a quatro anos de idade, a partir da próxima segunda-feira, 18 de abril. No mesmo dia, também terá início a vacinação contra influenza para o público da mesma idade.

A aplicação das duas doses está disponível nas 19 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. As pessoas referenciadas na UBS Piraporinha devem se dirigir ao Clube Municipal Mané Garrincha, onde funcionam as instalações da UBS durante a reforma. Confiram os endereços dos postos de vacinação em http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

Para vacinar os pequenos, o responsável deve apresentar a caderneta de vacinação e um documento da criança. Não existe contraindicação para receber a vacina. A orientação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que, caso a criança esteja com febre ou algum processo de gripe, leve para vacinar apenas quando melhorar o quadro de saúde.

Para a coordenadora da Vigilância à Saúde de Diadema, Cristina da Silva Marins, as vacinas são a melhor forma de se evitar mortes e sequelas graves decorrentes das doenças imunopreviníveis. “A vacinação é uma etapa fundamental para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Atualmente, estamos observando o ressurgimento de doenças já erradicadas no país, devido à baixa adesão a imunização. Além disso, por um longo período de tempo não se observava casos de determinadas doenças, causando uma falsa sensação de que a vacina não é mais necessária. Com isso, doenças como o sarampo e poliomielite, estão ressurgindo”, alertou. A coordenadora ainda reforça o pedido aos pais. “Essa situação vem trazendo uma preocupação das autoridades de saúde, uma vez que, podemos evitar essas doenças, com a vacinação. Portanto, fazemos um apelo aos pais e responsáveis: vacinem seus filhos, as vacinas são extremamente seguras e eficazes”, complementa.

As campanhas de SCR e gripe para essa faixa etária seguem até 30 de abril e a meta é vacinar 95% das 25.600 crianças até quatro anos que moram em Diadema.

 

Influenza

A vacinação contra a influenza teve início, em 28 de março, em idosos com 80 anos ou mais e, atualmente, está sendo aplicada em pessoas a partir de 60 anos e profissionais de saúde.

 

Foto: Divulgação PMD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *