ABC

Complexo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência tem ordem de serviço para início das obras assinada

Nesta sexta-feira, 17 de novembro, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, assinou a Ordem de Serviço para início das obras de construção do Complexo Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência.

Essa é uma das principais intervenções do programa Avança São Caetano. A previsão de término é de 12 meses. O investimento é de R$ 15 milhões, sendo R$ 8 milhões advindos do governo do Estado, conseguidos por meio de mediação do deputado estadual Thiago Auricchio.

O Complexo PCD prestará atendimento integral à pessoa com deficiência, do diagnóstico precoce à reabilitação, por meio de uma equipe multidisciplinar que incluirá profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia e Nutrição.

O futuro equipamento substituirá, ampliará e aprimorará os atendimentos que eram prestados pela Fundação Anne Sullivan.  “Há 60 anos a Fundação Anne Sullivan teve um papel fundamental no acolhimento à Educação Especial. Hoje, no entanto, a sociedade avançou, a educação tornou-se inclusiva. Agora precisamos enxergar a pessoa com deficiência no contexto social, oferecendo inclusão, tratamento e reabilitação”, ressaltou o prefeito Auricchio.

O Complexo englobará a completa reestruturação do CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial Dr. Tatuya Kawakami) e triplicará o número de alunos que eram atendidos nas oficinas funcionais da Fundação Anne Sullivan – a capacidade passará a ser de 600 atendimentos por semana. Nas próximas semanas, os atendimentos do CTNEN serão transferidos para o Hospital São Caetano.

“As demandas na área da Saúde são crescentes em todas as áreas, seja pelo surgimento de novas doenças, pelo aprimoramento dos diagnósticos ou surgimento de novas tecnologias. Para atendê-las, estamos investindo em estrutura e pessoal. É uma alegria poder participar da construção de uma cidade da saúde”, destacou Regina Maura Zetone, secretária municipal de Saúde.

A secretária Andrea Alencar, titular da Sedef (Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida), agradeceu ao prefeito Auricchio pelo comprometimento com a defesa dos direitos da pessoa com deficiência. “É uma imensa alegria e uma honra fazer parte desse momento histórico”, declarou.

Também participaram do ato o secretário Iliomar Darronqui, titular da Secretaria de Habitação e Obras;  Fernanda Pedroso, responsável pelo expediente da Secretaria de Educação; Magali de Cássia Rosolem, presidente da Fundação Municipal Anne Sullivan, e Cristiano Gomes, coordenador do CTNEN, além de vereadores.

 

 

Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *