ABC

São Bernardo faz seletiva de talentos do judô no Centro de Excelência Esportiva

Responsável pela formação de atletas de alto rendimento com potencial de medalhas em competições nacionais e internacionais, o Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo, sediado na Arena Olímpica, fará nova edição de garimpo de talentos do judô, residentes ou não na cidade. O equipamento será palco de grande seletiva da modalidade, nos dias 8 e 9 de dezembro (sexta-feira e sábado), para escolha de jovens que irão compor o grupo do projeto a partir de 2024, em iniciativa da Prefeitura, gerida por Orlando Morando, com o governo do Estado.

A seletiva, organizada pela Secretaria de Esportes e Lazer, se dá mediante inscrição prévia, já aberta aos judocas interessados. O processo inclui as classes sub-18 e sub-21, entre masculino e feminino, nascidos de 2004 a 2009, com graduação mínima de faixa roxa para masculino e faixa verde ao feminino. As vagas se limitam aos 70 primeiros inscritos avalizados por corpo de treinadores – comissão analisa cadastro e currículo esportivo. Serão oferecidos aos participantes, no período da seletiva, alojamento e alimentação.

“Temos um espaço de ponta que servirá, mais uma vez, para seleção de judocas de alta performance com o objetivo de formar novas gerações de campeões, no esporte e na vida. Esporte transforma trajetórias de vida. Muitos atletas virão para a seletiva para o treinamento e aperfeiçoamento da modalidade, colocando como destaque concretizar um sonho de disputar grandes competições e conquistar medalhas pelo País”, salientou o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Alex Mognon.

Entre os benefícios concedidos aos atletas selecionados para o projeto estão acompanhamento de técnicos de notórios conhecimentos na modalidade – para treinamento em período integral -, além de equipe multidisciplinar composta por psicólogo, fisioterapeuta e assistente social. O programa prevê ainda alojamento no próprio complexo (somente para residentes) e materiais esportivos (kimono, agasalho, camiseta e kit passeio), bem como alimentação completa (café da manhã, almoço, lanche e jantar) – auxílio também se estende a não residentes.

 

Seletiva

Em caso de aprovação da inscrição, validada via e-mail ou telefone, o atleta deve se apresentar no primeiro dia da seletiva das 8h às 11h, nas dependências da unidade, localizada na Rua Tiradentes, 1.845, Vila do Tanque. Na ocasião, é necessário levar kimono e roupas apropriadas para atividades físicas, como tênis, shorts e camiseta. O resultado final, com o nome dos selecionados, será disponibilizado até 29 de dezembro.

 

Participação

Voltadas ao alto rendimento, as vagas para participação na seletiva, portanto, são limitadas. Os interessados devem se inscrever até a data limite do dia 4 de dezembro (segunda-feira), por meio do link: https://forms.gle/qYZqV4Bg4FpJ17Pj7.

 

Excelência

O Centro de Excelência é coordenado pela Prefeitura de São Bernardo em convênio com o governo de São Paulo. Para a manutenção do programa, o Estado tem investido cerca de R$ 4,4 milhões, destinados ao custeio para a formação de 140 atletas (sendo 70 do judô e 70 do atletismo), com idade entre 15 e 21 anos.

 

Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *