ABC

Com 32 mortes, São Bernardo tem dia mais letal da pandemia

A alta das internações das últimas semanas é um dos fatores que fizeram com que  nas últimas 24 horas São Bernardo registrasse a morte de 32 pessoas por conta da covid-19. A Secretaria da Saúde, da cidade  informou nesta segunda-feira, 12 de abril, que possui 84.055 casos de coronavírus em investigação. Até o momento, 64.249 casos foram confirmados e 1.947 pacientes evoluíram a óbito. Outros 188.315 casos suspeitos da doença foram descartados. Até o momento, foram aplicadas 145.828 vacinas contra a covid-19 em São Bernardo.

Conforme boletim da Vigilância Epidemiológica, atualizado nesta segunda, os óbitos são de 11 mulheres, de 44, 52, duas de 53, duas de 57, 62, 63, 65, 67 e 83 anos, e de 21 homens, de 34, 40, 43, 44, 45, 48, 52, 53, 55, 59, 61, 63, 64, 68, 69, dois de 78, dois de 80, 81 e 88 anos.

A rede de Saúde de São Bernardo conta atualmente com 537 leitos destinados a pacientes com a doença, sendo 341 deles em enfermaria e 196 em Unidade de Terapia Intensiva. Do total, 213 leitos de enfermaria e 168 leitos de UTI estão ocupados.

Fiscalização

Mesmo com a alta no número de óbitos, ainda é normal presenciar pessoas sem máscara e aglomerações e até festas com centenas de pessoas.

Neste domingo, a GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo encerrou duas festas clandestinas realizadas em vias públicas da cidade. Cerca de 800 pessoas que estavam nos eventos, em sua maioria consumindo bebida alcoólica sem nenhum distanciamento social, foram dispersadas dos locais pelos agentes de segurança. As ocorrências resultaram na apreensão de seis motocicletas, um veículo de passeio, além de uma estrutura utilizada como “paredão de som”. Outros seis estabelecimentos comerciais tiveram suas atividades encerradas durante a ação.

Uma das festas clandestinas encerradas pela corporação foi um pancadão realizado próximo à Praça Vera Lúcia da Silva. No local, diversos jovens bloquearam a Rua Jerônimo Moratti, no Jardim Detroit. Além da presença de carros de som, motociclistas foram flagrados circulando pela via numa espécie de competição de empinar moto.

A GCM de São Bernardo ainda flagrou jovens consumindo bebida alcoólica no meio da via pública, grande maioria sem seguir nenhum protocolo contra a Covid-19, como uso de máscaras e distanciamento social. Os participantes do evento foram abordados e dispersados. No local, além do fechamento de um estabelecimento comercial, foi realizado ainda a apreensão de três motos e um veículo de passeio.

Ainda na tarde de domingo, operação desencadeada pela Guarda Civil Municipal, com apoio da Polícia Militar, resultou na dispersão de aglomeração no Jardim Calux, evitando assim a realização de um pancadão na via. Durante a ocorrência, uma estrutura que seria utilizada como “paredão de som” na festa foi apreendida pelos agentes de segurança, enquanto três motos foram apreendidas.

A ação que contou com a participação de fiscais da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico também promoveu o fechamento de cinco estabelecimentos comerciais por descumprimento dos decretos municipais vigentes, entre eles, norma que proíbe atendimento presencial.

Desde o dia 27 de fevereiro, quando São Bernardo endureceu as restrições impostas no funcionamento de comércio e circulação de pessoas, a Guarda Civil Municipal realiza diariamente ações de fiscalização em todo o território do município com objetivo de evitar desrespeito aos decretos municipais e ocorrências de aglomerações.

Para isso, a GCM de São Bernardo realiza bloqueios de segurança, das 22h às 4h, em pontos diversos da cidade para coibir a circulação de veículos e pessoas. Moradores podem denunciar situações de desrespeito às normas do Plano São Paulo através do telefone 153. O atendimento é feito 24 horas por dia.

Foto: Divulgação PMSBC

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *