ABC

Com ruas cheias e pessoas sem máscara, São Bernardo tem 10 mortes por covid em 24 horas e atinge a marca de 132

São Bernardo é a cidade do ABC com maior número de casos da covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), tendo hoje, segundo dados da Secretaria da Saúde, 4.335 casos em investigação na cidade. Até o momento, 1.048 casos foram confirmados e 132 pacientes foram a óbito. Outros 1.884 casos suspeitos da doença foram descartados. Hoje, dia 16 de maio, os dez novos óbitos são de quatro homens, com 51, 69, 78 e 81 anos, e de seis mulheres, de 48, 61, 62, 68, 69 e 83 anos.

Do total dos óbitos, segundo a secretaria, 82 forma na rede pública, 41 na privada. Os dados mostram também que 9 pessoas morreram em casa.

Entretanto a cidade parece que está com vida normal, com aglomeração de pessoas em avenidas importantes, como a Prestes Maia e rua Municipal na região central. A reportagem do Eagle News percorreu (de carro) a região central e viu comércios de móveis e de roupas abertos na rua Municipal. Na Prestes Maia, muita gente sem máscara usando o canteiro central como pista de corrida. A GCM (Guarda Civil Municipal), que tem a função de fiscalizar e aplicar as multas de R$ 100 não abordou ninguém sem o acessório. Outras pessoas relataram praças cheias, com pessoas sem máscara e nada da GCM fiscalizar ou pelo menos avisar que o uso é obrigatório.

A prefeitura ainda não iniciou uma testagem em massa na população, como outras da região estão fazendo e conseguindo tirar das ruas pessoas infectadas e sem sintomas. São Bernardo apenas os profissionais da saúde estão sendo testados. Em Santo André e São Caetano, comerciantes, funcionários da saúde, prestadores de serviço, motoristas de transporte público, taxi e aplicativos, entre outras categorias, já estão sendo testados. Em São Caetano, a prefeitura está fazendo blitz no trânsito para verificar febre e outros sintomas e assim fazer os testes e conseguir mapear as pessoas infectadas pelo coronavírus e com sintomas leves, mas que são transmissoras da doença.

São Caetano, hoje, tem 680 pessoas confirmadas com a doença e 26 óbitos, sendo que nenhum nas últimas 24 horas. Santo André ainda não atualizou os casos deste sábado.


Ocupação de leitos 

A rede de Saúde de São Bernardo conta atualmente com 477 leitos destinados a pacientes com coronavírus, sendo 366 deles em enfermaria e 111 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Do total, 125 leitos de enfermaria e 63 leitos de UTI estão ocupados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *