ABC

Com 1.056 mortes, São Bernardo destina 50 leitos do HC para covid

Com o avanço no número de casos de covid-19 nas últimas semanas no município, a Prefeitura de São Bernardo retomou nesta terça-feira, 01 de dezembro, o atendimento de pacientes no Hospital de Clínicas (HC). Foram destinados 50 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 30 de enfermaria.

A decisão foi tomada pelo prefeito Orlando Morando, em consenso com o Comitê de Mobilização contra covid-19, após análise técnica dos dados do município e da atual ocupação de leitos disponíveis para tratamento da doença.

“Temos uma boa estrutura de Saúde, que nos permite esta ampliação no momento em que estamos enfrentando. Mas as medidas de distanciamento e uso de máscara são tão fundamentais quanto esta. A participação das pessoas é fundamental para frearmos os números novamente”, disse o prefeito.

O crescente no número de casos em São Bernardo se deu em novembro. Em 01 de novembro, o município registrou 38% de ocupação nos leitos de UTI e ontem, 30 de novembro, este percentual avançou para 72%.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho, a atual taxa de ocupação dos nossos leitos, principalmente os de UTI, foi um dos fatores para esta decisão. “A retomada de atendimentos de casos de covid no HC será uma medida importante para desafogar os nossos hospitais”, disse o secretário.

Com a retomada de 50 leitos no Hospital de Clínicas, a rede de saúde de São Bernardo passa a contar com 437 leitos destinados a pacientes com o novo coronavírus, sendo 306  em enfermaria e 131 em UTI.  As cirurgias eletivas serão novamente suspensas, até que a pandemia esteja controlada.

 

Boletim

Hoje, a cidade registrou mais oito óbitos causados pela covid-19 no município. Até agora, segundo a prefeitura, 1.056 munícipes perderam a vida para a doença.  Há ainda 51.702 casos suspeitos em investigação na cidade. Até o momento, 34.368 casos foram confirmados.

Conforme boletim da Vigilância Epidemiológica, atualizado nesta terça-feira), os novos óbitos são de sete mulheres, de 62, 69, 71, 78, 79, 82 e 83 anos, e de um homem, de 78 anos.

 

Leitos

 A rede de Saúde de São Bernardo conta atualmente com 437 leitos destinados a pacientes com coronavírus, sendo 306 deles em enfermaria e 131 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Do total, 141 leitos de enfermaria e 82 leitos de UTI estão ocupados.

 

Foto: Divulgação PMSBC

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *