Bem Estar

Clínicas particulares negociam importação de 5 milhões de doses de vacinas contra covid da Índica

A ABCVAC (Associação Brasileiras das Clínicas de Vacinas) negocia com o laboratório indiano Bharat Biotech a importação de 5 milhões de doses da vacina contra a covid-19, a Covaxin.

O imunizante foi aprovado pela agência regulatória da Índia para uso emergencial, mas ainda está na fase 3 de testes. Para ser importada, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) precisa autorizar.

Segundo o presidente da ABCVAC, Geraldo Barbosa, os testes devem ser encerrados ainda este mês. Com isso o laboratório indiano deve pedir a aprovação para Anvisa em fevereiro.

Haverá ainda a busca por seringas e agulhas, já que as vacinas virão em frascos multidoses Barbosa disse ainda que não há estimativa de custo para o cliente final, pois ainda falta. além dos insumos, a logística de distribuição.

Ele também não descarta que outro laboratório também peça à Anvisa autorização para uso particular, o que poderia aumentar a oferta nas clínicas particulares.

A associação já fez um questionamento à Anvisa sobre o pedido de uma autorização emergencial também no setor privado. Caso a resposta seja afirmativa, é possível que a cobertura vacinal seja ampliada. Pessoas e empresas terão uma alternativa mais rápida para a imunização;

O presidente da entidade retornará da Índia, onde está negociando a compra das vacinas, na próxima semana, quando terá a resposta sobre as 5 milhões de doses.

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *