Volks concentrará produção mundial de motores à combustão em S. Bernardo

A falta de uma política federal  de eletrificação do setor automotiva brasileiro foi o fator decisivo para que a Volkswagen escolhesse o Brasil para ser excelência na produção de motores à combustão. A montadora vai concentrar a produção mundial dessas peças na planta de São Bernardo.

Ainda não há data para a instalação da fábrica e nem previsão de contração de mão-de-obra  para a planta, mas a chegada da produção de motores foi  confirmada pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.  O prefeito afirmou que ligou para a direção mundial da montadora, que ratificou a informação.

Apesar de a maior parte dos países europeus já ter uma data para o fim dos veículos com carro movido a combustível à base de petróleo, o Brasil ainda não definiu como será a transição e nem em que ano isso será obrigatório.  A montadora alemã sabe que haverá demanda pelo motor à combustão por um bom período. Mas, nas principais plantas mundiais a opção já está sendo pelo desenvolvimento de peças para carros elétricos. Por este motivo, A Volkswagen definiu que a fábrica do ABC vai concentrar a produção e abastecer onde ainda for produzido carro movidos à gasolina.

Mesmo na contramão do mercado europeu, que já cravou 2035 como o ano que marcará o fim dos motores à combustão,  o anúncio é positivo para a região, que garante a permanência da montadora.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC e diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC,  Aroaldo Oliveira da Silva, o pais já deveria ter iniciado a discussão da política de eletrificação da frota para que as empresas começassem o desenvolvimento tecnológico, mas isso ainda não tem prazo para acontecer.

 

Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *