ABC

Diadema antecipa para esse sábado, 10 de abril, início da vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Diadema decidiu antecipar para esse sábado, 10 de abril, o início da Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). Apenas neste primeiro dia, a vacinação vai acontecer nas 20 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h, e os primeiros grupos prioritários contemplados serão as crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas. Já os profissionais da saúde que atuam na linha de frente e que também estão contempladas nessa fase, serão vacinadois em seus respectivos locais de trabalho. Assim que esse grupo for imunizado, outros trabalhadores de saúde serão convocados.

Conforme orientações do PNI (Programa Nacional de Imunização) a campanha deste ano será disponibilizada em três etapas entre os dias 12 de abril a 09 de julho de 2021. Os usuários deverão procurar o posto de vacinação de acordo com o calendário programado (veja cronograma abaixo). A recomendação é para que o usuário apresente os seguintes documentos: carteira de vacinação, documento pessoal com foto e, se possível, o cartão SUS. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um dos pais ou responsáveis.

“É importante lembrar que mesmo no período da pandemia da covid-19, outras doenças como a Influenza também estão em circulação, então é de vital importância que as pessoas procurem nossos serviços para garantir a imunização contra esse vírus. E diante disto, Diadema também adotou a estratégia de realizar, concomitantemente a atualização da Caderneta de Vacinação para estes grupos, com a oferta das demais vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação”, explicou Rejane Calixto, secretária municipal da saúde.

 

Confira as fases e grupos prioritários:

 

1ª Fase: 12/04 a 10/05

 

Público-alvo: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes de qualquer idade gestacional, puérperas(até 45 dias após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde;

 

 

2ª Fase: 11/05 a 08/06

 

Público-alvo: Idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas(escola básica e universidades);

OBS: Os idosos serão vacinados somente na segunda fase da campanha para que não haja conflito com o calendário da vacina da covid-19.

 

 

 

3ª Fase: 09/06 a 09/07

 

Público-alvo: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

 

 

Cuidados e orientações em relação à vacinação

– A vacina contra influenza pode ser aplicada simultaneamente com qualquer outra vacina do PNI, exceto a vacina contra a covid-19.

– É necessário dar um intervalo entre a vacina contra a covid-19 e a vacina contra Influenza de 14 dias.

– A recomendação é priorizar a vacina contra a Covid-19.

– O usuário identificado com covid-19 (em curso) ou há menos de 28 dias deve adiar a vacinação da Influenza.

Durante a permanência nas UBSs para receber a vacina da gripe, é importante adotar alguns cuidados como manter distância das pessoas na fila, evitar aglomerações, fazer uso de máscara de proteção individual e manter a higiene das mãos com uso de álcool em gel.

 

Semana de 12 a 16 de abril

 

Atenção: a partir de segunda-feira, 12 de abril, a vacinação da Influenza traz mudanças com a inclusão de alguns postos volantes como alternativa às UBS, em uma medida para evitar aglomerações em algumas unidades com maior fluxo.

 

Confira na lista abaixo a UBS de referência e o local da vacinação:

UBS LOCAL VACINAÇÃO ENDEREÇO
ABC SALA DE GINÁSTICA R. Martins Fontes, 93
CANHEMA UBS R. 22 de Abril, 113
CASA GRANDE UBS R. Mem de Sá, 280
CENTRO TEATRO CLARA NUNES R. Graciosa, 300
CONCEIÇÃO UBS R. Bororós, 80
ELDORADO UBS Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 288
INAMAR UBS R. José Vicente, 122
MARIA TEREZA UBS Av. Sinésio Pereira, 27
NAÇÕES UBS R. Itália, 249
NOGUEIRA UBS R. Sebastião Fernandes Tourinho, 285
NOVA CONQUISTA UBS (ANEXO) Avenida Presidente Juscelino, 923
PAINEIRAS UBS- (INFLUENZA)                                                      CENTRO PÚBLICO PAINEIRAS- (COVID) UBS: R. Javari, 635
Centro Público: R. Javari, 647
PAULINA UBS Av. Afrânio Peixoto, 351/353
PIRAPORINHA GINÁSIO ESPORTIVO MANÉ GARRINCHA R. dos Cariris, 195
PROMISSÃO GINÁSIO ESPORTIVO CLAUDIO KANNO R. Prudente de Moraes, 302
REAL TEATRO CLARA NUNES R. Graciosa, 300
REID UBS R. Serra do Maracujá, 49
RUYCE GINÁSIO ESPORTIVO ROMULO DUNCAN ARANTES JUNIOR Av. Casa Grande, 483
SÃO JOSÉ ESPAÇO TERCEIRA IDADE R. Barão de Iguape, 98
SERRARIA SALA DE GINÁSTICA AV. Lico Maia, 803

 

OBS: GESTANTES E CRIANÇAS VACINAM SEMPRE NAS UBS.

 

Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *