ABC

Santo André: Aulas presenciais voltam dia 14 de abril

Todo o Estado de São Paulo passa na próxima segunda-feira, 12 de abril, para a fase vermelha do Plano São Paulo. Em Santo André, para cumprir o que orienta a faixa de flexibilização, a Prefeitura de Santo André autoriza, a partir de 14 de abril, quarta-feira, o retorno presencial das atividades escolares, de forma gradual, na rede privada, para os ensinos infantil, fundamental, médio e superior.

A presença dos alunos estará limitada a 35% da capacidade do estabelecimento escolar, conforme estabelece o plano estadual e com todas as medidas sanitárias obrigatórias.

Nas redes municipal e estadual, as aulas permanecerão suspensas, até 30 de abril, as atividades escolares na forma presencial para os ensinos infantil, fundamental e médio.

As regras de funcionamento das escolas e dos serviços que poderão voltar a funcionar na fase vermelha, foram publicadas em decretos do prefeito Paulo Serra neste sábado, 10 de abril.

 

Mudanças

A cidade seguirá com série de medidas restritivas para combater o avanço da covid-19, mas com diferenças em relação às regras atuais. Entre 12 e 18 de abril, os serviços essenciais, que hoje precisam fechar às 19h, poderão ficar abertos até as 20h. Além disso, as lojas de materiais de construção, que antes não podiam abrir, passam a funcionar, com encerramento das atividades neste mesmo horário.

“Santo André acatou as medidas de restrição e pode, agora, evoluir à fase vermelha do Plano São Paulo, com a flexibilização de algumas atividades e horários de atuação. Vamos seguir as diretrizes que determinam práticas para garantir a segurança de todos e todas”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Até 18 de abril seguirá suspenso na cidade o atendimento presencial em estabelecimentos comerciais, que deverão manter fechados os acessos do público ao seu interior, podendo operar apenas pelos sistemas de delivery, retirada e drive-thru, através de realizações comerciais por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares.

O funcionamento do sistema delivery está autorizado até a meia-noite e os sistemas de retirada e drive-thru podem funcionar até as 20h.

Os segmentos que hoje podem abrir continuarão autorizados a funcionar, todos com horário limite de funcionamento até as 20h. São eles: alimentação (supermercados, padarias, açougues, feiras livres e congêneres), transporte (estabelecimentos de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, lojas de autopeças e estacionamentos) e abastecimento (cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns e postos de combustíveis).

Também estão liberados até as 20h construção civil e outros serviços como lavanderias, serviços de limpeza, manutenção e zeladoria, serviços bancários, lotéricas, cartórios, correios, bancas de jornais, óticas e lojas de conveniência.

Seguirão suspensas até 18 de abril atividades religiosas de qualquer natureza, eventos esportivos e atividades escolares presenciais nas redes municipal, estadual e particular. Também continuam proibidas  atividades administrativas internas, de modo presencial, em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços não essenciais.

Os parques públicos muncipais continuarão fechados até 18 de abril.

Fotos: Angelo Baima/PSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *