ABC

Terapia com cavalos, indicado para pacientes com deficiências, supera 2 mil atendimentos ao ano em São Bernardo

Tratamento especializado que utiliza o cavalo na reabilitação de pacientes neurológicos, o serviço de Equoterapia oferecido pela rede municipal de saúde de São Bernardo já ultrapassa 2 mil atendimentos anuais. O serviço beneficia pacientes com deficiência, de todas as idades, indicados pelas unidades de saúde, com avaliação prévia da equipe técnica do Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV.

Com sessões de 30 minutos semanais, uma das atuais pacientes da Equoterapia é a Emily Silva, de 3 anos, que, segundo a mãe, Vania Maria Silva, aguarda com ansiedade a ida à terapia. “Ela adora o Toddynho, cavalo com qual realiza a atividade. Ela já faz tratamento no CER IV, mas após dois anos sem apresentar muita interação nem firmeza motora, os médicos solicitaram a Equoterapia. Após oito meses, já anda sozinha, interage e assimila melhor as informações em casa e na escola”, relata.

Para Edinéia de Oliveira, o contato com o cavalo despertou o filho Matheus para a vida. “Vai além da melhora física, pois agora ele sustenta a cabeça, interage melhor com tudo em sua volta, assimila melhor os conteúdos na escola”, cita. Matheus está no 4º ano do Ensino Fundamental, frequenta as sessões há aproximadamente um ano e tem paralisia cerebral.

Há pacientes que, mesmo após a alta da Equoterapia, retornam para visitar a equipe e rever os cavalos, caso do Henrique Yassuhero, de 10 anos, que realizou tratamento por um ano. Sua mãe, Seguti Doe, explica que o período das sessões trouxe todo tipo de melhora física e mental a ele. “Em casa, sempre estimulamos as manifestações motoras dele, tanto que ele adora pintar, tendo até algumas de suas criações levadas e apresentadas na Inglaterra. Além de melhorar sua atenção e interação com todos, ele até perdeu a fobia que tinha de animais”, comenta.

 

CER IV – Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV recebe pacientes encaminhados pelas unidades de saúde (UBSs, hospitais, Policlínicas) desde os seus primeiros dias ou meses de vida. Os quatro níveis de deficiência são trabalhados no local, com oferta de modo multidisciplinar, envolvendo enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social, nutrição, otorrinolaringologia, neurologia adulto ou pediátrica, oftalmologia, fisiatria, foniatria e ortopedia. Há ainda fisioterapia aquática e reabilitação ortopédica com fisioterapeuta aos casos crônicos.

“O CER IV está entre as referências em serviço de saúde no que tange à reabilitação, pois congrega toda a gama necessária à evolução de cada paciente atendido, dentro de seus diagnósticos. As consultas reúnem mais de um especialista simultaneamente, o que torna o tratamento mais dinâmico e prático. Esse cuidado se estende à Equoterapia, que oferece estrutura própria e têm promovido resultados significativos”, ressalta o secretário de Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho.

Foto: Divulgação PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *