ABC

São Bernardo se prepara para vacinação contra covid

A Prefeitura de São Bernardo deu início ao plano de estruturação municipal para a aplicação da vacina Coronavac. Segundo o governador João Doria, a vacina deve ser aprovada nas próximas semanas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e começar a ser aplicada na população de São Paulo ainda em janeiro.

“O governador João Doria tem se empenhado para dar celeridade na imunização da população. Cabe a nós, aqui em São Bernardo, trabalhar para proporcionar a viabilização deste plano, com grande mobilização para vacinar o quanto antes a população da cidade”, disse o prefeito Orlando Morando.

O plano municipal consiste na disponibilização das 34 Unidades Básicas de Saúde, escolas (no período que ainda estiverem sem as aulas presenciais), templos religiosos, centros culturais e outros espaços, com a disponibilização de mais 100 pontos para a vacinação, que terá início assim que o governo do Estado disponibilizar as doses.

Nesta primeira etapa, a vacina será direcionada para imunizar profissionais da Saúde, que estão na linha de frente do combate à covid-19, além dos grupos prioritários, que apresentam riscos de complicações graves ao serem expostos ao novo coronavírus, como os idosos.

Na última quinta-feira, 03 de dezembro, um lote de insumos para a produção da Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A matéria-prima será usada na produção de 1 milhão de doses. O Butantan já havia recebido em novembro 120 mil doses já prontas da vacina. Até meados de janeiro, a previsão é de que as 46 milhões de doses já estejam no país.

Foto: Omar Matsumoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *