Economia

Tarcísio torna Dia da Consciência Negra feriado estadual em São Paulo

Para algumas pessoas, pode ser uma ótima notícia. Mas, para outras, nem tanto. Nesta terça-feira, 13 de setembro, o  governador Tarcísio de Freitas sancionou o projeto de lei 370 de 2023, que institui em todo o Estado de São Paulo o Dia Estadual da Consciência Negra, já celebrado em 20 de novembro por algumas cidades. A lei foi publicada no Diário Oficial desta quarta, 13, e vale a partir da sua publicação. Ou seja, neste ano o mês de novembro terá três feriados, dia 02, quinta-feira;  dia 15, quarta-feira, e agora, dia 20, segunda-feira.

Algumas cidades, inclusive as do ABC, já tinham a data como feriado. Mas, por até então ser uma data municipal, havia a possibilidade de adiantar, atrasar ou mesmo deixar como dia comum. Porém, a transformação em estadual deixa estas medidas apenas para o governador.

A data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro. Ele foi um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares durante o período do Brasil-Colônia e ficou conhecido por representar a resistência e a luta contra a opressão da escravidão.

A data tem o objetivo de potencializar a importância do debate sobre o povo e a cultura africana no Brasil, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia, entre várias outras áreas.

Foto: Divulgação/Governo do Estado de S. Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *