Economia

Sustentabilidade marca os 10 anos da nova planta da Elevadores Otis em S.Bernardo

Com 117 anos de Brasil, a Elevadores Otis comemora este ano os 10 anos da nova planta erguida em S. Bernardo. E, antenada com o futuro, a sustentabilidade é uma das principais marcas do parque fabril.

A empresa chegou ao Brasil em 1934, no Rio de Janeiro. Depois, em 1951 veio para o ABC, em Santo André. A mudança para São Bernardo ocorreu em 1991 em área próxima a de onde está atualmente.

Com 20 mil metros quadrados de área, a planta trouxe diversas mudanças e modernização do processo da empresa. O investimento na unidade demandou US$ 30 milhões em maquinários e para a adequação aos novos métodos e demandas mundiais do grupo. Para otimizar a produção internacional, cada país passou a produzir determinados produtos.

Com 1,5 mil funcionários atualmente no ABC, a empresa hoje faz elevadores e escadas rolantes. E foi em São Bernardo que a Otis desenvolveu o modelo Gen2 no Brasil, que substituiu o uso de aço de aço por cintas. Hoje a tecnologia é ainda maior, já que o sistema do modelo permite não apenas gastar energia, mas gerar também, sendo uma vantagem para os empreendimentos que contam com o elevador.

 

Sustentabilidade

A palavra que é uma das principais do setor industrial atualmente já está presente na empresa. Toda água de chuva é coletada, tratada e usada nos sanitários. A água de esgoto também é aproveitada e, após tratamento, usada para o resfriamento dos equipamentos. Há ainda poço artesiano que permitiu reduzir o uso da água da fornecedora.

A empresa não descarta resíduos em aterros, inclusive os orgânicos, que são levado para usinas especializadas e retornam como adubo, usado internamente e doado para a comunidade. A iluminação já é feita apenas com luz de LED e as embalagens são de papelão, totalmente recicláveis.

E não são apenas ações sustentáveis que a Otis Brasil se preocupa. Como meta mundial, a empresa, que é presidida mundialmente por uma mulher, visa equiparar a quantidade de homens e mulheres em todos os postos até 2030.

A sociedade também não fica de fora, a empresa promove ações, acolhe refugiados em suas plantas, inclusive na de São Bernardo. Ações que colocam a Otis ao lado da comunidade onde está inserida.

Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *