ABC

São Bernardo sedia a partir desta quarta, 03 de janeiro, partidas da tradicional Copa São Paulo

O Estádio Municipal Giglio Portugal Pichinin, conhecido como Baetão, em São Bernardo, será novamente palco de partidas da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a famosa Copinha, competição mais tradicional de futebol de base e que inclui as principais equipes do país na categoria. O espaço esportivo da cidade vai receber jogos do grupo composto pelo anfitrião EC São Bernardo, que inicia a sua trajetória nesta quarta-feira, 03 de janeiro, às 13h, contra a Portuguesa Santista.

O Cachorrão, apelido dado ao Alvinegro de São Bernardo, fará neste ano a sua 8ª participação na Copinha – a quinta vez consecutiva -, voltada a atletas sub-20. Além da Briosa, o time do Grande ABC, cabeça de chave do Grupo 25, enfrenta ainda Conquista-BA (dia 6, às 13h) e Juventude-RS (dia 9, às 15h15), tendo o Baetão como sede nesta etapa – todos esses jogos com entrada gratuita. Remodelado, o equipamento municipal registra recentes intervenções no local, como modernização no gramado e no sistema de iluminação.

“Devido à estrutura, São Bernardo tornou-se referência em acolher grandes eventos, desde esportivos a culturais e turísticos. A Copinha é o maior garimpo de atletas de base, responsável por revelar nomes de destaque do futebol brasileiro e vital para o crescimento da modalidade. Isso reflete o panorama da importância de, mais uma vez, o Estádio do Baetão abrigar partidas da competição”, salientou o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Alex Mognon.

Na última temporada da Copinha, os jovens do Cachorrão encararam na fase inicial Bahia-BA, Operário-PR e CSA-AL, alcançando a classificação na liderança do grupo. O adversário na segunda fase foi o Santos, que, na ocasião, venceu o confronto e avançou no torneio. Na edição anterior, o EC São Bernardo caiu na mesma etapa do torneio, ficando pelo caminho ao ser superado pelo São Paulo.

Ao contrário do ano passado, quando a região ofereceu quatro sedes durante o torneio, na edição 2024, apenas dois equipamentos esportivos foram selecionados. São Bernardo entrou na lista ao lado de Diadema, que terá partidas no Estádio do Inamar, casa do Água Santa. Além de Cachorrão e Netuno, o Grande ABC é representado também pelo Santo André e São Caetano. Entre os demais municípios estão Barueri, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Taubaté, Osasco, Marília e Araraquara.

 

 Competição

São 128 clubes, ao todo, na disputa pelo troféu da Copa São Paulo, dividida em 32 grupos de quatro equipes – em turno único, os dois melhores de cada chave avançam à próxima fase, em esquema de mata-mata. Essa é a 54ª edição do torneio, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e que ocorre de 2 a 25 de janeiro. No total, o campeonato reúne mais de 250 jogos, espalhados por 30 cidades, encerrando na data de aniversário da Capital paulista, em local ainda não definido – no ano passado, a final se deu no Estádio do Canindé.

 

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *