ABC

São Bernardo mantém previsão de aulas presenciais a partir de 01 de março, com 50% dos alunos

A Prefeitura de São Bernardo mantém a previsão de volta às aulas presenciais nas redes públicas (estadual e municipal) em 01 de março e nas particulares em 18 de fevereiro.  Mas, diferente do que indica a classificação na fase amarela do Plano São Paulo, a cidade retornará às salas de aula com 50% dos alunos.

Em entrevista nesta manhã ao portal Repórter Diário, a secretária de Educação Silvia Donnini afirmou que a administração de São Bernardo preferiu voltar com menos alunos para manter a segurança sanitária das escolas. Segundo ela, as turmas serão divididas em duas. Metade das crianças frequentará as aulas presenciais de segundas e terças-feiras. A outra turma, às quartas e quintas-feiras. Nas sextas-feiras, as aulas não serão presenciais.

A cidade manterá o ensino híbrido. Silvia destacou que as aulas híbridas não precisam ser online, há outras maneiras de as crianças acompanharem o conteúdo nos dias que estarão fora das salas de aula.

Silvia ainda afirmou que a volta só ocorrerá se a cidade ficar na fase amarela do Plano São Paulo.

 

Escolas Abertas

Apesar da previsão mantida para março e o condicionamento à permanência na fase amarela, os pais de alunos cobram uma efetiva confirmação e não apenas uma previsão de retorno às aulas presenciais.  No ano passado, algumas mães da rede privada de São Bernardo criaram o movimento Escolas Abertas SBC para acompanhar e, principalmente, cobrar a abertura das escolas na cidade. Uma das mães do grupo, Sabrina Casomato de Brito, que tem filhos na rede privada, afirma que elas buscam que todas as crianças retornem. “Já temos uma desigualdade na educação muito grande e que foi agravada neste fechamento das escolas.  Não é justo que as privadas voltem e as públicas continuem paradas”.

As mães do grupo querem informações concretas sobre o preparo das escolas públicas para a volta. “As crianças e funcionários precisam voltar em um local seguro. Não sabemos o que foi feito pela prefeitura nas escolas, mas precisamos ter certeza de que houve esse investimento em protocolos de segurança”, destaca Sabrina.

Para ela, as escolas particulares têm como cumprir e garantir a segurança nas aulas presenciais, mas nas rede publicas a situação é diferente, nem sempre há condições físicas da volta.

 

ABC

No ABC, a cidade de São Caetano já voltou com as aulas presenciais nas redes públicas e privadas. Em Santo André, o retorno será no dia 18 de fevereiro para a rede particular e no dia 01 de março para as escolas estaduais e municipais, mas com 70% dos alunos, como previsto no Plano São Paulo. Em Ribeirão Pires, a volta deve ocorrer no dia 05 de abril.  Mauá, Diadema e Rio Grande da Serra alegam não ter condições sanitárias para o retorno em março e ainda não definiram a volta.

 

Foto: PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *