ABC

Aulas presenciais na rede municipal de Ribeirão Pires voltam em 05 de abril

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação, estabeleceu nova data para o retorno das aulas presenciais na rede municipal. 05 de abril. A mudança no calendário acompanha decisão de outros municípios do Grande ABC que se encontram em condições de dificuldade financeiras e estruturais na rede de ensino similares aos de Ribeirão Pires (Mauá, Rio Grande da Serra e Diadema).

Inicialmente, o retorno presencial gradativo estava previsto para 01 de março. Entretanto, para o retorno seguro de alunos e profissionais da Educação são necessárias adequações e investimentos que já estão em andamento, sendo:

  • Reforma estrutural de escolas municipais – troca de janelas quebradas para ventilação adequada; troca de pias e torneiras para higienização; troca de pisos; reforma de telhados; entre outros investimentos. As reformas foram iniciadas na primeira semana de janeiro.
  • Aquisição de insumos e materiais de proteção, em atendimento aos protocolos sanitários e de segurança estabelecidos pelo Plano São Paulo.

A prefeitura reafirma seu compromisso com estudantes e suas famílias, bem como com os profissionais da rede, na busca por condições adequadas para a retomada das atividades da educação municipal. Para isso, a Secretaria de Educação está fortalecendo a plataforma de ensino remoto (via internet ou por meio da retirada de atividades impressas em unidades escolares). Também disponibilizará kits de reforço à alimentação de estudantes da rede municipal em situação de vulnerabilidade social, seguindo critérios estabelecidos por lei.

Além disso, a Prefeitura de Ribeirão Pires mantém o diálogo aberto com a comunidade escolar para o planejamento da retomada das aulas na rede municipal.

 

Pesquisa

A Secretaria de Educação de Ribeirão Pires realizou pesquisa de intenção sobre volta às aulas presenciais junto aos pais/responsáveis por estudantes da rede municipal. Considerando o cenário em que para o retorno gradativo das atividades é exigida a aplicação de vacina contra a covid em alunos e profissionais, 64% dos entrevistados informaram que não enviarão os alunos às escolas em 1º de março (data inicial prevista de retorno).

A pesquisa foi aplicada pela Prefeitura entre os dias 29 de janeiro e 03 de fevereiro para contribuir no planejamento de ações da rede municipal de ensino. Do total de 6.810 estudantes matriculados na rede até o final da pesquisa, 5.165 questionários foram respondidos (75,8%).

Em relação à preocupação das famílias dos estudantes e profissionais da Educação sobre a imunização contra o coronavírus, a Prefeitura esclarece que em janeiro deste ano protocolou junto ao Instituto Butantan a intenção de compra de 30 mil doses da vacina CoronaVac que, entre outros grupos prioritários, imunizará profissionais das redes de ensino pública e particular.

No dia 15 de janeiro, o Instituto Butantan, representado por seu diretor presidente, Prof. Dr. Rui Curi, assinou documento de aceitação aos termos da Prefeitura de Ribeirão Pires na requisição de compra das vacinas. Além dos profissionais da Educação municipal, estadual e rede particular, fazem parte dos grupos prioritários estabelecidos pelo município: população idosa (que já começou a ser imunizada dentro de cronograma por faixa etária); profissionais da saúde, indígenas e quilombolas (primeiros grupos que já estão sendo imunizados com doses enviadas pelo Estado).

 

Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *