São Bernardo libera vacina contra gripe para toda população

A Prefeitura de São Bernardo antecipou, para esta terça-feira, 21 de junho, o início da imunização contra a Influenza para o público em geral, com idade acima de 6 meses. As doses estão disponíveis em todas as 33 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), sem necessidade de agendamento. A campanha visa prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe e protege contra os vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.

 

Segundo o  prefeito Orlando Morando, a vacinação é o meio mais eficaz de minimizar os efeitos causados pelas síndromes respiratórias, em especial neste período mais frio do ano. “Nosso objetivo é evitar o agravamento das doenças provocadas pela Influenza. A disponibilização da vacina, no entanto, dependerá do estoque de doses disponíveis, já que a Prefeitura depende do envio de imunizantes por parte dos governos estadual e federal”, disse.

 

Funcionamento das UBSs

O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade de Saúde, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18h.

 

Cobertura vacinal

Desde o início da campanha nacional contra a Influenza, foram aplicadas 153.197 doses da vacina. Ao todo, foram vacinados 88.322 idosos (cobertura de 69% do público), 18.750 trabalhadores de Saúde (66%), 5.589 professores (58,7%), 15.087 crianças (41,5%), 1.990 gestantes (29%) e 289 puérperas (25,6%).

 

Covid

 Também nesta terça-feira (21/6), a Prefeitura de São Bernardo deu início à aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 40 anos ou mais. A vacinação pode ser realizada nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, mediante apresentação do documento de identificação e do comprovante das doses anteriores, sem necessidade de agendamento. A nova dose de reforço pode ser aplicada após quatro meses da terceira dose. Nesta etapa, poderão ser utilizadas as vacinas da Astrazeneca e Pfizer.

 

Foto: Omar Matsumoto/PMSBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *