ABC

15ª Entoada Nordestina de São Caetano traz Mestrinho, Circuladô de Fulô e talentos regionais

A Entoada Nordestina, festa promovida pela Prefeitura de São Caetano, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), chega à sua 15ª edição trazendo uma programação bem diversificada, feita na medida para celebrar a riqueza da música, culinária e arte do Nordeste. 

A festa ocupará o Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566) no próximo final de semana, dias 30 e 31, com shows de música e dança em dois palcos, diversos quiosques para oficinas artísticas e barracas gastronômicas com uma grande variedade de pratos regionais.

Mestrinho e Circuladô de Fulô, nomes consagrados em todo o país, são as grandes atrações musicais das noites de sábado e domingo, respectivamente.  Mas quem chegar de manhã à festa não vai se arrepender: às 11h já começam as apresentações de música e dança feitas por talentosos artistas locais que têm difundido a cultura nordestina do ABC, capital e cidades do interior.  

Vai ter música para todo gosto: forró pé de serra, samba de coco, baião, xote, xaxado… A programação segue até às 21h, no sábado e domingo, com atividades para toda a família.  Entrada solidária: 2 kg de alimento não perecível, destinados ao Fundo Social de Solidariedade.

 

Confira a programação: 

15ª ENTOADA NORDESTINA DE SÃO CAETANO DO SUL

Local: Espaço Verde Chico Mendes 

Data: 30 e 31 de maio de 2026 

Horário: das 11h às 21h

 

PROGRAMAÇÃO DOS PALCOS | 30 DE MAIO (SÁBADO)

 Palco Chão de Giz (palco menor)

11h – Samba de Coco, com Canto das Tradições: sediado em São Caetano do Sul, o grupo Canto das Tradições representa em seu trabalho as expressões sonoras dos aboios, da vaquejada e do cordel. Faz, também, uma fusão do coco de roda com embolada e um “coco-xoteado” gostoso para dançar.

12h – Apresentação de dança da Escola Municipal de Bailado Laura Thomé: o talento da mais tradicional escola de dança da cidade em ritmo nordestino. 

13h – Forró e Cangaço, com Trio Amizade: criado em 2012, o grupo é formado por três experientes músicos que já levaram o forró tradicional a várias cidades do país, programas de TV, comerciais e produções audiovisuais. Com repertório que homenageia grandes mestres da música nordestina e composições autorais, prometem espalhar o calor do Nordeste pelo Parque Chico Mendes.

14h – Intervenção com Cortejo de Mamulengo da Folia: nascido no sertão de Pernambuco, o Mamulengo da Folia é, hoje, um dos mais atuantes grupos de bonecos do Brasil. Apresentando-se na rua, na escola e no teatro, tem feito em mantido o seu trabalho na rua, Escola e teatro, tem atuado para preservar a tradição do Mamulengo brasileiro.

14h30 – Encantos do Forró, com Nat Vharjão e Daniel Pessoa: compositores e intérpretes, Nat Vharjão e Daniel Pessoa unem-se para levar ao palco a energia contagiante do forró, a leveza do xote e a tradição do baião, em uma apresentação que valoriza a riqueza e a diversidade da música nordestina.

17h – Forró Pé de Serra, com Rodrigo Souza: herdeiro de uma paixão que atravessa gerações, Rodrigo Souza carrega no sangue a essência do forró. Desde a infância descobriu na sanfona e no compasso nordestino o seu lugar no mundo e tem se apresentado em eventos e shows em toda a Grande São Paulo.

 

Palco Luar do Sertão (palco maior)

15h30 – Os Samambaia, com alunos da Escola de Música da Fundação das Artes: o grupo de alunos sob orientação do professor Mário Checchetto, é formado por: João Passaro (guitarra e voz), Daniel Saran (piano), Bruno Benedetto (baixo), e Pedro Vegano (bateria). Apresentam um repertório focado em música brasileira e jazz com ênfase na improvisação e performance de maioria instrumental.

16h20 – Banda Tijucussu, com alunos da Escola de Música da Fundação das Artes:  sob a orientação do professor Mário Checchetto, a banda formada por Andrea Barcelos (guitarra baiana), Tiago Cardoso (guitarra), Matheus Plinta (piano), Fabio Molino (baixo) e Pedro Vegano (bateria) trará música instrumental do jazz ao forró, passando por bossa nova, blues, MPB, baião e choro, entre outros ritmos. 

18h20 – Grupo Balaio: criado por músicos apaixonados pela música brasileira e pelo forró, o Balaio tem como proposta apresentar composições autorais, bem como trazer releituras de sucessos. A banda é formada por experientes músicos, cuja bagagem inclui apresentações pelo Brasil e exterior, em shows e festivais nacionais e internacionais. 

20h – Mestrinho: sanfoneiro, cantor e compositor, Mestrinho é considerado um dos mais talentosos discípulos de Dominguinhos. Reinterpretando ritmos tradicionais do Nordeste, Mestrinho tem dividido o palco com grandes nomes da MPB e lançou recentemente o álbum Dominguinho volume 2, com João Gomes e Jota.pê, dando continuidade ao primeiro álbum, vencedor do Grammy Latino 2025 na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa.

 

PROGRAMAÇÃO DOS PALCOS |31 DE MAIO (DOMINGO)

 Palco Chão de Giz (palco menor)

11h – Apresentação da Escola de Dança da Fundação das Artes: por meio de coreografias vibrantes e sensíveis, a apresentação conduz o público por um universo repleto de cores, sons e sentimentos, homenageando a cultura nordestina. 

11h30 – Puxada de Rede, com ADC Capoeira Santa Izabel: a Associação Desportiva e Cultural Santa Izabel, de São Caetano do Sul, traz o ritual cênico da “Puxada de Rede”, que simboliza a pesca nas costas do Nordeste brasileiro. 

12h – Intervenção com Cortejo de Maracatu, com Baque CT: nascido em 2016, o grupo Baque CT pesquisa as culturas populares e tradicionais do Nordeste, literatura e circo, construindo conexões entre as infâncias, as juventudes e a tradição. Para a Entoada, traz a beleza do maracatu, manifestação cultural afro-brasileira típica de Pernambuco.

12h30 – Tributo a Chico Science, com Ciência de Chico: os sete integrantes do grupo Ciência de Chico fazem um tributo à obra de Chico Science & Nação Zumbi, banda que foi o expoente máximo do movimento artístico e cultural Manguebeat, idealizado em Recife-Pernambuco, no início da década de 90. A Banda formada no início de 2017 em São Matheus, Zona Leste de São Paulo, traz em seu reportório os sucessos da carreira de Chico Science.

15h – Intervenção Batuque Todo Dia: Coco de Roda é Poesia: o coletivo Batuque Todo Dia surgiu em 2022 com o propósito de preservar e difundir manifestações tradicionais da cultura popular afro-brasileira. Para a Entoada, eles trazem a vivência do Coco de Roda.

15h30 – Luarada Brasileira: o grupo Luarada Brasileira é uma banda de forró pé de serra que vem se destacando na cena cultural por sua musicalidade autêntica e valorização das tradições nordestinas. Com apresentações em diversas casas de shows e eventos culturais pelo Brasil, o grupo leva ao público um repertório vibrante que passeia pelos clássicos do forró, música nordestina e composições autorais.

16h30 – Aula de Forró, com Coletivo Forró de Todos: grupo atuante desde 2016, tem se destacado no cenário cultural de Caraguatatuba com suas vibrantes apresentações de forró pé de serra. Chega a São Caetano para ensinar todo mundo a forrozear.

17h – Trio Raça do Pajeú: um grupo que encanta com seu som 100% Forró Pé de Serra e sua história. Com mais de dez anos de estrada, o trio é influenciado por grandes nomes como Dominguinhos e Gonzagão, defendendo o forró tradicional e a autenticidade do som nordestino.

Palco Luar do Sertão (palco maior)

14h – Banda Sinfônica da Fundação das Artes: a Banda Sinfônica da FASCS surgiu em 2024 com o propósito de proporcionar uma prática musical para alunos, ex-alunos e músicos interessados em se desenvolver artisticamente e tecnicamente em seus instrumentos. Idealizado pelo professor da Fundação das Artes e maestro Gesiel Vilarubia, o grupo que conta com mais de 50 integrantes, é formado por instrumentistas que tocam instrumentos de sopros e percussão.

18h – Trio Sabiá – 40 anos: desde 1985, o Trio que foi pioneiro no forró em São Paulo, alavancando o “Forró Universitário” apresenta seus sucessos e toda trajetória de 40 anos de história.

20h – Circuladô de Fulô: com 25 anos de estrada, o Circuladô de Fulô continua arrastando um grande público para seus shows, sendo uma das principais referências do Forró Universitário, reconhecido nacionalmente pela qualidade musical e popularidade de suas canções autorais, tais como “A Sol, a Lis e o Beija-Flor”, “Aguas Mansas”, “Levitar”, entre várias outras. Nesse domingo, promete colocar todo mundo para dançar, com sua música contagiante que celebra as raízes nordestinas com um toque moderno e envolvente. 

 

 

PROGRAMAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OFICINAS  

30 DE MAIO (SÁBADO)

Mãos do Sertão 

11h às 13h – Oficina de gravura de cordéis, com a Escola de Artes Visuais da Fundação das Artes. Os participantes poderão escolher uma imagem, imprimi-la e levá-la como lembrança da Entoada.

14h às 17h – Cores do Nordeste: oficina de pintura (Secult)

 Tenda de Saberes

11h às 17h – Pintura facial e brincadeiras nordestinas, com alunos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

 Casuá da Leitura _

11h – Jogos e brincadeiras tradicionais, com Territórios Lúdicos (projeto da Secretaria Municipal de Educação)

15h às 16h – Clube de Leitura e Troca de Livros com a Confraria Literária – Com mediação de Andréia Grava

 

31 DE MAIO (DOMINGO)

Mãos do Sertão

11h às 13h – Oficina de Corrupio (brinquedo artesanal), com a Companhia Babau Fuá (parceria com o SESC São Caetano)

 14h às 17h – Xilomóvel: Oficina de Impressão de Clichês em Xilogravura

(parceria com o SESC São Caetano)

 

Tenda de Saberes 

11h às 17h – Pintura facial e brincadeiras nordestinas, com alunos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul

  

Casuá da Leitura 

15h às 16h – Clube de Leitura e Troca de Livros com a Confraria Literária – Com mediação de Andréia Grava

 

Redário da Leseira 

11h às 21h – Espaço interativo para toda a família

 

 

ESPAÇOS FIXOS (SÁBADO E DOMINGO)

Redário da Leseira  

11h às 21h – Espaço interativo instagramável para toda a família

 

Casa do Artesão 

11h às 21h – Artesanato típico nordestino

 

Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *