ABC

São Bernardo cria vagas de isolamento para acolher pessoas em situação de rua

Diante da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de São Bernardo decidiu aprimorar o atendimento destinado à população em situação de rua da cidade, com medidas preventivas à contaminação do covid-19. Por meio de ações desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social, a administração  passará a oferecer nos próximos dias 42 vagas em próprio municipal para moradores nessas condições que necessitem de isolamento, por orientação médica. Além disso, efetuará o desmembramento de 20 vagas para pernoite em albergues da cidade, melhorando o distanciamento entre as camas da Casa de Passagem.

As 42 vagas reservadas para isolamento estarão organizadas em amplos espaços cedidos pela Secretaria de Esportes e pela Secretaria de Cultura, no Complexo do Estádio 1º de Maio, antes utilizados para o alojamento de atletas e também para abrigar o antigo Gabinete da Secretaria de Esportes. A expectativa é de que as vagas sejam liberadas na próxima semana.

As outras 20 vagas de pernoite serão instaladas na próxima semana, em imóvel vago cedido pela Fundação Criança, na Rua Marechal Deodoro, no Centro da cidade. Com essa medida, a Secretaria de Assistência Social garantirá que todas as 150 vagas de pernoite oferecidas pela cidade garantam todas as normas de segurança e higiene como, por exemplo, distanciamento de um metro entre uma cama e outra.

Além disso, a prefeitura liberou o uso de mais dois banheiros, totalizando quatro, no Centro Pop, no complexo situado na Avenida Redenção, 271 – Centro, para que moradores em situação de rua possam intensificar a higienização e tomar banho aos sábados domingos e feriados, das 8h às 13h, com supervisão de agentes da equipe de abordagem de rua e apoio da GCM.
 
Na Casa de Passagem, foram instaladas duas pias para higienização, logo na entrada principal, além do distanciamento entre as camas e as orientações diárias sobre higiene e prevenção.
 
“Intensificamos  as  abordagens  nos  territórios  com  maior  incidência  de 

pessoas em situação  de  rua,  visando aprimorar o serviço, com insistente oferta  de  acolhimento, encaminhamentos  à  rede  de  serviços, além das orientações na Casa de Passagem e no Centro Pop sobre higienização e formas de prevenção, através da Rede de Atenção Psicossocial – Consultório na Rua da Secretaria de Saúde, cujos técnicos tem comparecido sistematicamente nos espaços para orientações sobre os cuidados necessários à evitar contaminação” destacou o Secretário de Assistência Social, Carlos Romero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *